Notícias

Notícias da Câmara



Willian faz apelo ao Ministro da Saúde por vacinas

Visualize fotos

 

Vereador destacou falta da Pentavalente, para imunizar crianças a partir de dois meses de idade, e exigiu que o Governo Federal não deixe o município fora do mapa da saúde

 

Na sessão ordinária desta terça-feira (27), o vereador Willian Souza (PT) apresentou moção de apelo ao Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para que normalize a distribuição de vacinas enviadas à cidade de Sumaré e a todos os municípios da Região Metropolitana de Campinas. A moção foi votada no Plenário da Câmara Municipal e aprovada por 19 votos favoráveis.

No documento, o vereador enfatiza que a população sumareense vem sofrendo com os problemas no envio e na distribuição de vacinas para as Unidades Básicas de Saúde. Segundo ele, essa falha no SUS tira dos moradores da cidade a prevenção necessária, o que fere seus direitos básicos.

“A situação, causada pela inércia do Governo Federal em realizar a devida compra e distribuição das vacinas, tem prejudicado milhares de pessoas e causado revolta entre os moradores. É preciso lembrar que o fornecimento das vacinas sempre foi, e continua sendo, dever do Ministério da Saúde. Quando essa esfera falha, provoca problemas na gestão de outras esferas, principalmente, na municipal”, critica Willian.

De acordo com a moção, uma das principais vacinas que estão em falta nos postos de saúde é a Pentavalente, indicada para imunização de crianças a partir de dois meses de idade contra difteria, tétano, coqueluche e hepatite B. O vereador considera que a falta da principal proteção dos recém-nascidos "é uma situação absurda que precisa ser resolvida com urgência".

“Os bebês e os idosos precisam ser vacinados. Faço este apelo ao Governo Federal e ao Ministro da Saúde, para que cumpram o seu papel de mandar vacinas para os municípios e para que, sobretudo, não deixem Sumaré fora do mapa da saúde. Nossas crianças têm o direito constitucional de ser vacinadas e de ter acesso à saúde gratuita e próxima de suas casas”, complementou o parlamentar.




Publicado em: 28 de agosto de 2019