Na moção de apelo, Willian Souza também cobrou melhorias no atendimento do Hospital Estadual de Sumaré
O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Willian Souza (PT), apresentou, na sessão ordinária desta terça-feira (20), moção de apelo ao governador do Estado de São Paulo, João Doria, ao secretário de estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, ao diretor-superintendente do Hospital Estadual de Sumaré, Prof. Dr. Maurício Wesley Perroud Júnior, e ao deputado estadual Dirceu Dalben (PL), para que sejam ampliadas as transferências de pacientes do município pelo sistema Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) para o HES. Após ser discutida pelos vereadores, a moção foi aprovada com 18 votos favoráveis.
De acordo com o documento, embora o Hospital Estadual seja referência de atendimento para toda a Região Metropolitana de Campinas, o serviço prestado à população de Sumaré tem deixado a desejar. O vereador aponta que a situação é agravada pelo mau funcionamento do Cross, que, por conta da demora, tem deixado pessoas com risco de morte na espera por vagas.
“Nas últimas semanas, cresceu exponencialmente o número de reclamações de pacientes que aguardam dias e até semanas para conseguir uma transferência. Esta situação causa risco de morte a quem necessita de atendimento e tratamento intensivo. Estamos diante de um sistema desumanizado, que trata os pacientes como meros números”, ressalta Willian.
Segundo o parlamentar, a demanda elevada das cidades vizinhas tem prejudicado a assistência aos moradores de Sumaré, além de impedir o bom funcionamento das duas UPAs da cidade, que ficam sobrecarregadas de pacientes que têm direito ao atendimento intensivo no Hospital Estadual.
O vereador acredita que “esse sistema precisa urgentemente ser revisto e passar a levar em conta o fator humano e a necessidade dos habitantes de Sumaré em receber atendimento rápido no hospital, instalado em uma área cedida pelo município no passado. Faltam leitos, faltam médicos e falta valorização dos profissionais que ali trabalham e dedicam a vida”, alertou.
Publicado em: 22 de agosto de 2019