Vereador também prestou homenagem ao delegado Dr. Pedro Sérgio Garcia Cortegoso, que se aposentou neste mês, após 26 anos de serviço ao município
Durante a primeira Sessão Ordinária do semestre, ocorrida na noite desta terça-feira (06), o vereador Dr. Sérgio Rosa (PDT) apresentou, no Plenário da Câmara Municipal de Sumaré, uma moção de apelo ao Governador do Estado de São Paulo, ao Secretário Estadual de Segurança e ao Delegado Seccional da região de Americana pela reposição de delegados de polícia no município. A moção foi subscrita por oito vereadores e recebeu 17 votos favoráveis.
De acordo com o parlamentar, o apelo tem por objetivo garantir o direito à segurança pública, amparado pelo artigo 6º da Constituição Federal. Além disso, “leva em consideração que o governo do Estado de São Paulo não tem realizado a reposição de delegados de polícia e demais servidores policiais que se aposentaram ou que se desligaram do quadro de funcionários designados ao município de Sumaré”.
Segundo o documento, atualmente, a cidade conta com a Delegacia do Município, cinco Distritos Policiais e uma Delegacia de Defesa da Mulher, o que denota a necessidade da presença de, no mínimo, sete delegados de polícia responsáveis.
“Hoje, chegamos ao absurdo de ter em Sumaré a irrisória quantidade de quatro delegados de polícia. Esse descaso por parte do Governo do Estado de São Paulo, que não repõe o quadro de policiais, em especial o cargo de delegado de polícia, traz intranquilidade para a população e sobrecarrega o trabalho dos delegados que ficaram”, contesta o Dr. Sérgio Rosa.
O parlamentar lembra também que, diante da falta de delegados de polícia em Sumaré, diversos vereadores sumareenses acionaram o Ministério Público Estadual, que ajuizou uma ação civil pública para a resolução do problema. A ação se encontra em tramitação e os parlamentares aguardam seu desfecho.
De acordo com o vereador, “considerando que nosso município possui uma vasta extensão territorial e uma grande população, existe a necessidade real de receber de forma urgente a designação por parte do Governo Estadual de, no mínimo, três delegados de polícia. Dentre eles, destaco a imprescindível presença de uma delegada para a Delegacia de Defesa da Mulher, que se encontra sem titular há muito tempo, argumenta”.
MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO
Dr. Sérgio Rosa também abordou o assunto dos delegados de polícia em uma moção de congratulação entregue ao delegado Dr. Pedro Sérgio Garcia Cortegoso, que se aposentou no início do mês de agosto, após 26 anos de serviço ao município de Sumaré.
A moção ressalta a trajetória do delegado, que nasceu em Jaú, em uma família de advogados e policiais civis, e iniciou seu trabalho em Sumaré em 1993. No documento, o vereador exalta a ética profissional de Dr. Pedro Cortegoso, além da “maneira firme com que tratava a criminalidade, porém sem desrespeitar os princípios e direitos fundamentais estabelecidos na Constituição Federal”.
“Durante minha passagem pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Sumaré, no período entre 2003 e 2012, mantive, além do convívio profissional, o convívio institucional com o Dr. Sérgio Garcia Cortegoso, ocasião em que pude verificar sua total dedicação e amor para com a carreira policial e com a comunidade sumareense”, acrescentou o vereador.
O parlamentar aproveitou para estender a moção de congratulação aos demais integrantes da Polícia Civil lotados no município. “Faço isso tendo em mente que o nosso homenageado sempre foi muito querido por suas equipes, pois prezava o trabalho coletivo e o respeito com os companheiros e subordinados”, completou.
Estiveram presentes na sessão ordinária os delegados Dr. Marco Antonio Donizete Braga, Dr. Marcelo Moreschi Ribeiro, Dr. Elias Yuao Kobayashi e o recém-alocado, Dr. Yan Loui Adania de Queiroz, que foram homenageados pelo Dr. Sérgio no plenário da Casa.
Publicado em: 07 de agosto de 2019