Endereçados à BRK, documentos de autoria dos vereadores Edgardo Cabral e Willian Souza lembram que cerca de 200 mil moradores de 113 bairros de Sumaré ficaram sem abastecimento de água na semana passada
Os problemas no abastecimento de água em Sumaré levaram a Câmara Municipal a aprovar, durante a sessão ordinária desta terça-feira (6), duas moções destinadas à BRK Ambiental, empresa concessionária dos serviços de água e esgoto no município. De autoria do vice-presidente da Mesa Diretora, vereador Edgardo Cabral (PRB), a moção de repúdio nº 160/2019 foi aprovada com 15 votos. No documento, o parlamentar destaca o “evidente descaso da concessionária BRK Ambiental com a população de Sumaré”.
O vereador se refere ao fato de que, na semana passada, cerca de 200 mil moradores de 113 bairros de Sumaré ficaram sem abastecimento de água por conta de obras realizadas pela empresa na captação do Rio Atibaia. Muitos munícipes enfrentaram filas em poços artesianos e bicas, sendo que alguns chegaram durante a madrugada para conseguir um pouco de água. “Isso é um desrespeito com a população, que não tem condições de realizar tarefas simples do dia a dia, como lavar louça, cozinhar e tomar banho”, critica Edgardo.
O vereador ressalta também que a constante falta d'água em Sumaré tem causado muitos transtornos para os moradores, “e, quando não há falta de água, a que é fornecida à população é de péssima qualidade”.
DESCONTO NA TARIFA
Os vereadores aprovaram também a moção de apelo nº 158/2019, de autoria do presidente da Casa, vereador Willian Souza (PT), que cobra da empresa a concessão de desconto na tarifa de água referente ao período em que ocorreu o problema de abastecimento, entre 30 de julho e 3 de agosto. A moção recebeu 15 votos favoráveis.
“Essa situação teve reflexos em dezenas de escolas e unidades de saúde, locais onde a falta d'água prejudicou o atendimento das crianças e dos doentes, retirando destas pessoas outros direitos, ferindo, no segundo caso, a dignidade humana e causando riscos à saúde”, destaca Willian.
O vereador ressalta que o regular fornecimento de água é de total responsabilidade da concessionária e, por isso, qualquer falha nesse sentido deve ser ressarcida, direito assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor. “Mais do que uma questão de legalidade, conceder desconto nas contas de água das famílias afetadas é uma questão de moralidade e bom senso. Ora, não se pode pagar por algo que não foi entregue e consumido”.
Em sua moção, Willian sugere que a BRK aplique sobre o valor da tarifa mínima um desconto proporcional à quantidade de dias em que a maior parte da cidade ficou sem água.
Publicado em: 07 de agosto de 2019