Notícias

Notícias da Câmara



Ulisses Gomes parabeniza campeão de jiu-jitsu na Câmara de Sumaré

Visualize fotos

 

Além entregar moção de congratulação ao lutador Fernando Rock, vereador saudou a 22ª Festa da Mandioca e o Assentamento I de Sumaré

 

O vereador Ulisses Gomes (PT) homenageou o atleta de jiu-jitsu Fernando dos Santos Rosa, conhecido como Fernando Rock, na última sessão ordinária da Câmara de Sumaré. O lutador recebeu moção de congratulação, aprovada por 19 votos, pelo título conquistado no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE) de 2019, realizado em São Paulo.

De acordo com o documento, Fernando Rock é técnico mecânico e segue uma rotina semanal entre trabalho, treino e preparação física para as competições. Integrante da equipe Blaster Team, o atleta completou o terceiro título consecutivo em sua categoria no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE) 2019, que ocorreu no dias 14, 15 e 16 de junho, no Complexo Esportivo do Ibirapuera, na capital paulista.

A homenagem ressalta que Fernando carrega diversos outros títulos conquistados em diferentes campeonatos, entre eles o Pan-Americano de 2019, o Campinas International Pro Jiu-Jitsu Championship de 2018, o São Paulo Bjj Pro no mesmo ano, além dos Campeonatos Brasileiros de 2018 e 2017, da Copa Profissional de Jiu-Jitsu de 2017 e do Campeonato Paulista também nesse ano.

Ulisses Gomes explicou que “esta moção vem parabenizar e deixar registrado o talento deste grande atleta sumareense que sempre representou nossa cidade com importantes conquistas em muitos lugares. Temos o orgulho de vê-lo não apenas no pódio, mas, principalmente, determinado, realizado e feliz. Fernando Rock é um destes sumareenses que muito nos honra”, completou.

FESTA DA MANDIOCA

O vereador também prestou homenagem à 22ª edição da Festa da Mandioca e ao 35º aniversário do Assentamento I de Sumaré. O evento, que aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de junho, e o Assentamento I, onde é realizada, receberam moção de congratulação, aprovada por 19 votos, durante a sessão da última terça-feira (25).

Ulisses Gomes relembrou a história do Assentamento I, afirmando ter surgido da luta de trabalhadores que migraram de várias regiões do Brasil para o estado de São Paulo, em busca de oportunidades. “Depois da desilusão da grande metrópole, liderados por religiosos das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), juntamente com o apoio de sindicatos e do movimento estudantil, esses homens e mulheres foram em busca da terra prometida. Após muita luta, resistência e diálogo, chegaram ao horto florestal de Sumaré”, esclareceu.

Segundo a moção, cada família possui em média sete hectares. A produção é diversificada e predominam alimentos como banana, hortaliças, manga, milho, mandioca, quiabo e abobrinha. Os vegetais produzidos pela agricultura familiar no assentamento são vendidos no município, em feiras livres e diretamente nas plantações, para restaurantes, mercados e programas governamentais, e também entregues em outros nove municípios do estado.

De acordo com o parlamentar, além de realizar a Festa da Mandioca anualmente, o Assentamento I recebe visitas de escolas, universidades e comitivas internacionais, interessadas em conhecer sobre reforma agrária, questão fundiária e seus conflitos. “Parabenizo todas as 56 famílias assentadas que ali residem e a todos envolvidos na organização e realização da Festa da Mandioca desse ano. Mais uma vez foi um sucesso, bem organizada e com recorde de público”, saudou Ulisses Gomes.

 




Publicado em: 27 de junho de 2019