Notícias

Notícias da Câmara



Willian apresenta projeto para incentivar a arte amadora em Sumaré

Visualize fotos

 

Vereador protocolou na última terça-feira PL que incentiva artistas amadores e amplia o acesso à cultura no município

 

Comprometido com o desenvolvimento cultural de Sumaré, o vereador Willian Souza protocolou na Câmara Municipal na última terça-feira (04) um Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do ‘Programa Arte Amadora’ no município. O PL nº 175/2019 autoriza o Poder Executivo a criar o programa com o objetivo de incentivar o artista amador nas diversas formas de expressão artística, como música popular ou erudita, teatro, artes plásticas, fotografia, dança clássica e folclórica, cinema, literatura, artesanato, além de outras formas de expressão artística erudita ou popular.

Segundo o Projeto de Lei, o ‘Programa Arte Amadora’ pretende criar possibilidades de apresentação do trabalho desses artistas para o público do seu bairro e, ao mesmo tempo, criar situações que possibilitem à população o acesso à cultura. Diferentes regiões de Sumaré deverão receber as atividades do programa, no mínimo uma e no máximo três vezes ao mês, dependendo do número de inscritos.

“O nosso objetivo, além de incentivar os artistas amadores, é ampliar as atividades culturais na cidade de Sumaré, onde a cada dia surgem novas formas de expressão cultural na comunidade, e que nem sempre podem contar com apoio do poder público”, comenta Willian Souza.

De acordo com a proposta, caberá ao Executivo definir os órgãos públicos vinculados à Secretaria da Cultura que ficarão responsáveis por definir o local e a data em que ocorrerão os eventos. Poderão ser utilizados espaços fechados ou abertos, desde que de fácil acesso aos moradores e rota de circulação de pessoas.

Estes órgãos vão poder estabelecer parcerias com associações comunitárias sem fins lucrativos para a organização das apresentações, e serão encarregados de coordenar o cadastro, a inscrição e a seleção dos interessados. Além disso, deverão providenciar equipamentos e estruturas para a execução das atividades artísticas.

O projeto esclarece ainda que como as apresentações deverão ser inteiramente gratuitas para o público, os artistas amadores não serão remunerados.

 




Publicado em: 14 de junho de 2019