Notícias

Notícias da Câmara



Rudinei cobra explicações sobre falta de água e transporte público durante o feriado

Visualize fotos

 

Vereador diz que recebeu reclamações sobre desabastecimento de água e número reduzido de ônibus no feriado prolongado de Corpus Christi

 

O feriado de Corpus Christi, que deveria ser de descanso para a maioria dos sumareenses, foi de dor de cabeça para boa parte da população, que enfrentou falta de água e pouca circulação de ônibus. Com essas reclamações dos moradores, o vereador Rudinei Lobo (PRB)apresentou dois requerimentos durante a sessão ordinária desta terça-feira (25) pedindo explicações às empresas BRK Ambiental, responsável pelo saneamento básico e Rápido Luxo Campinas/Ouro Verde, concessionária que opera no transporte público municipal e intermunicipal.

No requerimento enviado à BRK Ambiental, Rudinei relata que mais de 60% dos bairros de Sumaré sofreram com desabastecimento de água durante o feriado prolongado. Segundo o parlamentar, o contrato de concessão dos serviços de água e esgoto no município rege que é obrigação, por parte da empresa, a prestação ininterrupta dos serviços.

“A falta de água causou um transtorno enorme aos munícipes, inclusive a comerciantes, escolas, hospitais e em prontos atendimentos do município”, relata o vereador no requerimento. Diante das reclamações, Rudinei questionou à BRK quais os serviços oferecidos como pré-atendimento diante da informação que já havia sobre a possível falta de água. Pergunta ainda se haverá desconto na fatura dos dias sem o serviço e se haverá outros períodos de falta de água devido a esta manutenção, bem como se existe um plano para que a situação não cause mais transtornos ao município.

No outro requerimento aprovado em sessão, Rudinei Lobo cobra explicações da empresa Rápido Luxo Campinas/Ouro Verde sobre a redução no número de linhas durante o feriado. “É obrigação contratual da empresa disponibilizar o serviço e atender a população, independente do feriado, coisa que, de fato, não aconteceu”, sustenta o vereador.

No documento, o vereador questiona a empresa se houve autorização do Poder Público para a redução da frota, uma vez que cabe à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural (Semur) a autorização de acréscimo ou redução de linhas em itinerários. Os dois requerimentos apresentados por Rudinei Lobo receberam 15 votos favoráveis.




Publicado em: 26 de junho de 2019