Os eleitores de Sumaré já podem realizar o cadastramento biométrico, mesmo que o procedimento ainda não seja obrigatório no município. Por isso, a Justiça Eleitoral realiza uma campanha para que os sumareenses já se antecipem e regularizem a situação. Para fazer a biometria, basta agendar o atendimento no site www.tre-sp.jus.br e, no dia e hora marcados, comparecer ao cartório eleitoral ou posto de atendimento com o título de eleitor (se tiver), documento de identificação original com foto e comprovante de residência emitido nos últimos 3 meses. Os documentos devem ser apresentados no original. Não serão aceitas cópias, ainda que autenticadas. As impressões digitais e a foto serão colhidas na hora.
A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas. O principal benefício é o aumento na segurança. O sistema biométrico garante que nenhum eleitor votará no lugar de outro.
O eleitor que não comparecer no prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral poderá ter o título de eleitor cancelado. Com o documento cancelado, o eleitor não poderá obter empréstimos em bancos públicos, renovar matrícula em estabelecimento oficial de ensino, inscrever-se em concursos públicos e obter passaporte.
Publicado em: 11 de junho de 2019