Além do apelo, que pediu a continuidade de perícias médicas nas agências de Americana e Nova Odessa, o vereador apresentou moção de congratulação ao Secretário do Estado da Educação pelo programa “Escola + Bonita”
O vereador Willian Souza (PT) apresentou duas moções na 18ª sessão ordinária da Câmara, que aconteceu na última terça-feira (4). A moção de apelo, voltada ao diretor de atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), pediu que não que seja feita a interrupção das perícias médicas nas agências de Americana e Nova Odessa, para evitar sobrecarga no atendimento da agência de Sumaré. O apelo do Presidente da Câmara foi aprovado por 15 votos favoráveis.
No documento, o pedido de continuidade das perícias médicas nas agências das cidades vizinhas foi feito a Clóvis de Castro Júnior, diretor de atendimento do INSS. A interrupção no atendimento deve ocorrer nos próximos meses, levando beneficiários de Americana e Nova Odessa a se encaminhar à agência de Sumaré, que além de suprir a demanda local de perícias, atende também moradores de Hortolândia.
Willian Souza estendeu suas críticas às mudanças gerais no funcionamento das agências do INSS previstas para este ano. A estimativa é de que o órgão tenha todos os 90 tipos de requerimentos disponíveis exclusivamente pela internet ou por telefone.
“Tornar exclusivo o atendimento remoto é uma medida que atingirá, sobretudo, os aposentados de origem mais simples e pobre, que enfrentarão dificuldades para obter os serviços. O ideal é que o atendimento remoto e o presencial sejam mantidos e oferecidos em plenitude”, ressaltou o vereador.
HOMENAGEM
O parlamentar apresentou também uma moção de congratulação ao Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, pelo anúncio do programa “Escola + Bonita”. O projeto irá reformar 1,3 mil escolas em todo o estado, entre elas a Escola Estadual Solange Maura Albino, no Jardim Minesota, e a Escola Estadual Alice Antenor de Souza, no bairro Rosa e Silva, na cidade de Sumaré. A moção foi aprovada com 18 votos a favor.
Segundo o vereador, em um cenário de anúncios de cortes de verbas na educação por parte do Governo Federal, o Governo do Estado de São Paulo acerta ao anunciar o investimento de R$ 1,1 bilhão, ao longo de três anos, para reformar e revitalizar unidades de ensino. Somente no interior do estado, serão beneficiadas 789 escolas.
Sobre as escolas de Sumaré que passarão por reformas, Willian Souza completou que “a ação do tempo, somada à falta de recursos destinados por governos passados fez com que seja necessária a reforma agora acertadamente anunciada.”
Publicado em: 08 de junho de 2019