Vereador entregou moção de congratulação à esportista na última sessão ordinária da Câmara de Sumaré
A atleta fisiculturista Lídia da Silva Barbosa recebeu moção de congratulação do vereador Hélio Silva (PPS) durante a sessão ordinária da última terça-feira (4) no plenário da Câmara de Sumaré. A homenageada reside na cidade desde 1984, tem 38 anos e é bicampeã brasileira e sul-americana de fisiculturismo. A moção, subscrita pelos vereadores Marcio Brianes (PCdoB), João Maioral (PDT) e Willian Souza (PT), recebeu 11 votos favoráveis.
O documento descreve a trajetória da esportista, que possui licenciatura em Educação Física e começou a frequentar academias de ginástica em 2003, “apenas para o bem-estar pessoal”. Em 2010, surgiu o interesse em participar de competições. No mesmo ano, competiu na categoria “Toned”, “que enfatiza a forma e proporção feminina, e com moderado nível de gordura, não podendo levar a definição ao extremo”. Após concorrer com outras 32 atletas, trouxe para Sumaré o troféu de vice-campeã.
De acordo com a moção, ainda em 2010, já na categoria “Overall”, conquistou o troféu de vice-campeã no Campeonato Brasileiro, que aconteceu em Curitiba (PR). Lídia repetiu o feito nos anos seguintes e, em 2013, ao disputar o Campeonato Paulista, na categoria “Physique”, novamente conquistou o vice-campeonato. Na mesma categoria, tornou-se campeã brasileira e, em seguida, campeã sul-americana. A fisiculturista foi novamente campeã do torneio sul-americano em 2017, e mais uma vez campeã brasileira em 2019.
Segundo Hélio Silva, a atleta vem de família humilde e divide seu tempo entre os treinos e o trabalho como promotora de vendas, para obter condições de competir. “Lídia é uma mulher guerreira, corajosa e determinada, que traz um grande orgulho para nossa cidade”, afirma o vereador.
Publicado em: 06 de junho de 2019