Proposta pelo vereador Dr. Rubens Champam, data homenageia os profissionais que atuam nos serviços de limpeza, asseio, conservação e coleta de lixo na cidade
A Câmara Municipal de Sumaré aprovou o Projeto de Lei nº 141/2019 que institui o 16 de maio como o Dia Municipal do Gari. A data é uma homenagem aos profissionais que atuam nos serviços de limpeza, asseio, conservação e coleta de lixo na cidade. O PL foi apresentado pelo vereador Dr. Rubens Champam (PSDB) e aprovado com 17 votos durante a sessão ordinária ocorrida na noite desta terça-feira (4). A data comemorativa instituída pela lei integrará o calendário oficial de eventos do município. O projeto segue para sanção do prefeito Luiz Dalben.
O texto autoriza o Poder Executivo, na referida data comemorativa, a realizar ou firmar parcerias para promover ações voltadas à conscientização da importância da categoria para a sociedade. “Tal iniciativa mostra-se pertinente visto que não há dúvidas sobre a relevância da classe, a qual muitas vezes encontra-se desprestigiada, para a sociedade. Sabidamente, a atividade traz grandes benefícios aos munícipes, uma vez que atua na coleta de lixo e rejeitos, os quais podem trazer danos à saúde pública dos habitantes de Sumaré”, defende o vereador.
Dr. Champam lembra ainda que, em âmbito nacional, já se comemora o Dia do Gari em 16 de maio, e seu projeto “apenas inclui a comemoração no calendário municipal”.
ORDEM DO DIA
Ainda durante a 18ª sessão ordinária, os vereadores de Sumaré aprovaram outros dois projetos de lei que constavam na Ordem do Dia: o PL nº 123/2019, de autoria do vereador Sebastião Correa (PTB), que dá o nome de Rua Ana Lucia Marques Bonilha a Rua 3 do loteamento denominado Parque das Nações; e o PL nº 150/2019, do vereador Valdir de Oliveira (DEM), que dá o nome de Rua Carmem Pereira Brito à Rua 2 do loteamento Vila do Sol Nascente.
Outros dois Projetos de Lei saíram da Ordem do Dia após apresentação de emendas: o PL nº 180/2018, de autoria do vereador Claudio Meskan (PSB), que cria o sistema de captação e aproveitamento de água da chuva e institui sua obrigatoriedade nos novos imóveis em Sumaré; e o PL nº 122/2019, apresentado pelo vereador José Tavares (PPS), que institui o campeonato amador de futebol feminino no calendário oficial do município.
Os vereadores aprovaram ainda pedido de vista de três PLs, que também saíram da Ordem do Dia: PL nº 01/2019, de autoria dos vereadores Décio Marmirolli (PSB) e Ronaldo Mendes (PSDB), que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampido e de artifícios, assim como quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro em Sumaré; o PL nº 109/2019, do vereador Marcio Brianes (PCdoB), que dispõe sobre a cobrança de multa para descarte irregular de resíduos sólidos ou lixo; e o PL nº 128/2019, proposto pelo vereador Dr. Sérgio Rosa (PDT), que dispõe sobre a adoção de equipamentos hospitalares por quem não mais o utiliza a quem precisa.
Publicado em: 05 de junho de 2019