PL proposto pelo vereador Dudú Lima, aprovado na última sessão ordinária, estabelece normas para o abastecimento de automóveis movidos a gás
Os vereadores de Sumaré aprovaram durante a sessão da última terça-feira (21) o Projeto de Lei que proíbe, em postos revendedores de combustíveis do município, o abastecimento com Gás Natural Veicular (GNV) enquanto o motorista ou passageiros estiverem no interior do veículo. O PL nº 193/2019, de autoria do vereador Dudú Lima (PPS), recebeu 18 votos favoráveis e segue para sanção do Executivo Municipal.
A proposta determina que o abastecimento com GNV não pode ser feito com o motor do automóvel ligado, com os faróis ou quaisquer equipamentos eletrônicos em funcionamento, ou com a presença de pessoas em um raio de três metros de distância dos cilindros de armazenamento, à exceção do responsável pelo abastecimento. Além disso, o porta-malas do veículo deve ser mantido aberto.
De acordo com Dudú Lima, “o grande risco está quando as pessoas não saem do veículo para abastecê-lo. Além de infringir uma norma de segurança, colocam em risco a sua vida e dos passageiros que estão no automóvel’’, justifica.
A sinalização também é tema do projeto, que determina a obrigatoriedade da fixação de placas nos postos de combustível da cidade. Os avisos devem conter os dizeres de que “É proibido o abastecimento de Gás Natural Veicular – GNV, enquanto houver pessoas no interior do veículo”, além do número da Lei Municipal em rodapé.
“A segurança do GNV depende da estrita observância às normas, inclusive na manutenção e durante o abastecimento. Apesar de bastante seguro, o abastecimento de veículos movidos a Gás Natural Veicular em postos de combustíveis requer alguns cuidados, assim como qualquer outro combustível”, ressalta o vereador.
Publicado em: 24 de maio de 2019