Apresentada pelo Professor Edinho, proposta tem por objetivo conscientizar a população sobre doenças oculares
O vereador Professor Edinho (REDE) protocolou na Câmara Municipal um Projeto de Lei que institui a Semana Municipal do Diagnóstico e Prevenção da Catarata e Glaucoma em Sumaré. O evento, que deverá ser incluído no calendário oficial do município, está previsto para ocorrer anualmente na semana do dia 7 de maio, o Dia Nacional do Oftalmologista.
De acordo com a proposta, que passará pelas comissões parlamentares antes de ser votada pelo plenário, a Semana tem entre seus objetivos destacar a importância do diagnóstico precoce destas doenças, além de esclarecer sobre seus sintomas, formas de tratamento e prevenção.
“O Glaucoma é causado por diferentes enfermidades que tem como característica o aumento de pressão no olho devido a um bloqueio de fluído em seu interior. Sem manifestar nenhum sintoma, a pressão ocular começa a subir lentamente, levando à perda do campo visual. Conforme avança, a doença poderá causar dano ao nervo óptico, podendo levar a cegueira irreversível”, esclarece o projeto.
O evento, cuja divulgação deve ocorrer por meio de cartazes, seminários, palestras e mutirão de consultas médicas, pretende proporcionar à população o conhecimento de que diversas doenças oculares podem ser evitadas através de visitas periódicas a um médico oftalmologista.
O PL nº 131/2019 concede ainda uma atenção especial aos cidadãos sumareenses com idade avançada. Segundo o Professor Edinho, “com o aumento da população idosa, um dos grandes desafios será o de oferecer um atendimento médico adequado a esta parcela da população, que requer cuidados especiais. Com o diagnóstico precoce da doença, é possível preservar a visão do paciente e assegurar a qualidade de vida do idoso”.
Publicado em: 23 de maio de 2019