Vereador afirma que diversas reclamações chegaram ao seu gabinete; moção de apelo aprovada em plenário será encaminhada à Promotoria de Meio Ambiente
O mau cheiro sentido por moradores de diversas regiões da cidade fez o vereador Dr. Sérgio Rosa (PDT) cobrar explicações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), agência do Governo do Estado responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição. A cobrança veio por meio da moção de apelo apresentada pelo parlamentar e aprovada por 16 votos durante a sessão ordinária desta terça-feira (7).
No documento, Dr. Sérgio afirma que “têm chegado inúmeras reclamações ao gabinete sobre a existência de um mau cheiro insuportável nas diversas regiões da nossa cidade, o qual precisa ser identificado tanto a origem como o responsável por tal ocorrência”. O vereador solicita que os responsáveis sejam imediatamente notificados e punidos.
“Considerando que não se sabe o que está ocasionando o mau cheiro reclamado, é necessário que sejam tomadas medidas urgentes, pois, além de desagradável o odor, indagamos: quais os riscos, sintomas e doenças ocasionadas pela inalação desse ar contaminado por esse período de tempo?”, questiona o vereador.
A moção ressalta que a alta exposição e inalação desses odores concentrados de poluidores podem ocasionar sérias doenças respiratórias, incluindo queda de pressão arterial, tontura e perda de consciência.
“Os efeitos sobre o sistema nervoso central, tais como dores de cabeça, convulsões e tremores, podem ocorrer. A vítima pode experimentar visão turva e sensibilidade à luz, bem como irritação ocular grave. Tudo isso em razão de estar recebendo e respirando um ar com baixa taxa de oxigênio. Podendo também experimentar membranas inflamadas dos olhos, tosse e problemas nasais, além de dores de cabeça”, aponta.
O vereador finaliza o documento solicitando que a cópia seja encaminhada para conhecimento da Promotoria de Meio Ambiente.
Publicado em: 09 de maio de 2019