Presidente da Mesa Diretora apresentou moções ao professor Rodrigo dos Santos da Silva e à atriz Karine Azevedo Ferreira
As artes e a cultura tiveram destaque na sessão ordinária desta terça-feira (23), por meio de duas moções de congratulação apresentadas pelo presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Willian Souza (PT), e aprovadas por 15 votos favoráveis. Um dos agraciados foi o professor e poeta Rodrigo dos Santos da Silva, por sua atuação no cenário artístico de Sumaré e pela criação do Sarau da Maré, realizado no dia 12 de abril.
O evento aconteceu no SESI de Sumaré e contou com a participação de dezenas de artistas que, com o microfone aberto, apresentaram poesias consagradas, textos autorais, músicas e expressividade artísticas em todas as formas. “O experimento da primeira edição de um sarau na unidade superou as expectativas. A iniciativa de Rodrigo irá permitir que, mensalmente, mais artistas possam ter espaço para se manifestar livremente sua arte em nossa cidade”, diz a moção apresentada pelo presidente e subscrita por outros seis parlamentares.
O poeta, mais conhecido como Rodrigo Poetista ou Rodrigo Lira, é também professor de física quântica e estudante de psicologia e neurociência, além de membro da Associação Amigos da Biblioteca Pública Municipal de Sumaré e participante do Coletivo Amigos das Artes, que promove encontros culturais.
A moção do vereador lembra que Rodrigo nasceu em São Paulo, morou no Nordeste, passou por várias cidades do país, tendo inclusive visitado uma tribo indígena. Mora em Sumaré há 15 anos e leva o nome do município a diversos saraus, principalmente ao Sarau da Dalva, em Campinas, e à Parada Poética, em Nova Odessa, onde já teve uma de suas poesias publicadas na Antologia Poética da Parada. Rodrigo ainda tem outros contos publicados em várias antologias e diversas publicações no jornal Tribuna Liberal.
MEDIADORA CULTURAL
Willian aproveitou a sessão para apresentar também moção de congratulação, dessa vez entregue à atriz Karine Azevedo Ferreira, por seu trabalho como mediadora cultural do SESI Sumaré, promovendo a arte e a cultura de forma democrática no município. O trabalho realizado na unidade percorre diversas linguagens, como literatura, cinema, audiovisual, fotografia, teatro e música. Todos os eventos culturais do SESI Sumaré são gratuitos e abertos à população, fazendo com que a unidade seja referência de espaço cultural na cidade.
Na moção, o parlamentar ressalta a “relevante atuação artística da atriz e programadora cultural, que hoje se amplifica por meio da elaboração de uma agenda cultural diversificada, que dá espaço a artistas de nosso município e região, percorrendo as diversas áreas da cultura de forma ampla e democrática”.
Pós-graduada em gestão cultural, Karine tem estudo na área de desenvolvimento e mercado, técnica em arte dramática, técnica em administração, além de produção cultural, atuação para cinema e dublagem. Participou de longas-metragens e diversas peças teatrais. Também atuou em festivais, destacando-se o 5º Festival Nacional de Teatro de Araguari (MG), onde ganhou o prêmio de melhor atriz. Karine faz parte ainda do grupo de teatro Alumiah, de Sumaré, e é integrante e fundadora da companhia de teatro Cia dos Cacos, também com sede em Sumaré.
Publicado em: 24 de abril de 2019