Notícias

Notícias da Câmara



Vereadores aprovam a criação do Dia do Nordestino em Sumaré

Visualize fotos

 

Originários da região com uma das maiores diversidades culturais do país, povo nordestino será celebrado todo dia 8 de outubro; PL foi apresentado pelo vereador Ulisses Gomes

 

A Câmara Municipal de Sumaré aprovou o Projeto de Lei que institui o dia 8 de outubro como “Dia do Nordestino e Encontro Assareense e Amigos” no calendário oficial de eventos do município. O PL nº 103/2019, de autoria do vereador Ulisses Gomes (PT), foi aprovado por 17 votos durante sessão ordinária ocorrida na noite desta terça-feira (16) e segue agora para sanção do prefeito Luiz Dalben.

O projeto permite que as secretarias municipais de Cultura, Educação e Esporte e Lazer promovam e incentivem a divulgação de eventos, com o objetivo de reunir a comunidade nordestina e divulgar a cultura do Nordeste para que todos possam conhecer as dimensões sociais, materiais e culturais desta região do Brasil. Ainda de acordo com o PL, as comemorações poderão contar com recursos privados e de doações.

“O Dia do Nordestino é comemorado nacionalmente em 8 de outubro, no Brasil. Esta data homenageia toda a diversidade cultural e folclórica típica da região Nordeste, conhecido pela sua musicalidade, culinária, danças, superstições, artesanatos, belíssimas paisagens naturais e muito mais. O povo nordestino é um grande tesouro da cultura nacional, um dos maiores traços da identidade do Brasil”, justifica Ulisses.

O vereador lembra ainda o poeta cearense Patativa do Assaré, um dos maiores poetas populares do Brasil. “Com uma linguagem simples, porém poética, retratava a vida sofrida e árida do povo do sertão. O poeta projetou-se com a música ‘Triste partida’, em 1964, uma toada de retirantes gravada por Luiz Gonzaga, o rei do baião. Seus livros traduzidos em vários idiomas foram tema de estudos na Sorbonne, na cadeira de Literatura Popular Universal da universidade francesa”, finaliza.




Publicado em: 18 de abril de 2019