Notícias

Notícias da Câmara



Autora de livro que conta a história de personalidades negras recebe homenagem

Visualize fotos

 

Geovanna Bispo Alves recebeu moção de congratulação proposta pelo vereador Edgardo Cabral, que também homenageou 10ª Conferência Municipal de Saúde

 

As personalidades negras que dão nome a locais, monumentos e ruas de Campinas estão imortalizadas no livro-reportagem “A negra cor que resiste nas ruas campineiras”, escrito pela jornalista Geovanna Bispo Alves, moradora de Sumaré. A relevância do trabalho da jovem de 21 anos foi reconhecida pela Câmara Municipal de Sumaré, que aprovou moção de congratulação à jornalista apresentado pelo vereador Edgardo Cabral (PRB) e aprovada por 19 votos na sessão ocorrida na noite desta terça-feira (16).

Em seu livro, Geovanna faz um estudo aprofundado sobre a memória do município de Campinas e pesquisa a origem da população negra campineira a fim de revelar a presença da cultura de matriz africana na cidade, bem como a importância para a formação histórica, econômica e cultural do município. De acordo com a moção apresentada por Edgardo Cabral, o livro-reportagem debate questões como a compreensão dos nomes de negros emitidos nas vias públicas, o que fizeram enquanto representante popular na sociedade, suas crenças e sua linha familiar.

Apesar de nascida em Campinas, Geovanna cresceu, estudou e sempre foi moradora de Sumaré. Seu amor pela língua portuguesa e admiração pelas informações surgiram na época em que cursou o ensino médio integral na Escola Estadual Dom Jayme de Barros Câmara. Formada em jornalismo pela Universidade Paulista, a escritora hoje colabora para o site “Carta Campinas” e é criadora do blog “Conheça sua cidade”.

CONFERÊNCIA

Outra moção de congratulação apresentada pelo vereador Edgardo presta homenagem à 10ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no último sábado (13). Com o tema “Planejamento estratégico e orçamento participativo como elementos para consolidação do controle social do SUS”, o evento atraiu mais de 600 pessoas durante todo o dia.

O encontro contou com apresentações, aprovação de diretrizes discutidas e aprovadas na conferência que compõem o relatório final junto com propostas internas para melhoria da saúde do município, e a eleição de delegados para representar Sumaré na macrorregional de Campinas e estadual.

Edgardo ressalta que foram 237 delegados inscritos, sendo oito eleitos, dos quais quatro são usuários (Rita de Cassia da Silva, Jeferson de Oliveira, Maria Aparecida da Silva e Ademir Luiz Amaral), dois gestores (José Luiz Crepaldi e Daniel da Silva Sesario) e dois trabalhadores (Irani da Silva Peixoto e Kelly Leoni).

“Parabenizo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leandro Rosa dos Santos, o secretário de Saúde, Rubens Gatti, e a comissão organizadora da 10ª Conferência Municipal de Saúde, bem como todos os conselheiros e delegados em virtude do sucesso dessa conferência”, disse o vereador.




Publicado em: 17 de abril de 2019