Moção de apelo encaminhada à EMTU pede criação de nova linha ou disponibilização de mais ônibus em horários de pico na linha 664
Os problemas de superlotação enfrentados pelos passageiros da linha 664, que liga as cidades de Paulínia e Campinas, passando por Sumaré, foram criticados pelo vereador Marcio Brianes (PCdoB), que apresentou moção de apelo à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) durante sessão realizada nesta terça-feira (16) na Câmara de Sumaré. O parlamentar quer que a empresa, controlada pelo Governo do Estado de São Paulo e que gerencia o transporte coletivo intermunicipal, ofereça medidas urgentes para resolver o problema.
De acordo com o parlamentar, são inúmeras as reclamações dos usuários da linha, que passa pelos bairros Jardim dos Ipês I e II e Jardim Maria Antônia, em Sumaré. “Os passageiros desses bairros têm enfrentado muito sofrimento, pois embarcam nos ônibus que saem de Paulínia já cheios e não encontram lugares disponíveis para sentar, tendo que suportar todo o percurso em pé”, desabafa o vereador.
Brianes cita que houve aumento da população com o surgimento de novos bairros e condomínios localizados na região, o que justifica melhorias urgentes no transporte. “Existe ainda outro problema enfrentado pelos usuários dessa linha: devido à grande lotação, muitos não conseguem embarcar, tendo que esperar o próximo transporte e, por conta disso, acabam tendo problema no trabalho em consequência dos atrasos”, observa.
O vereador pede que a EMTU ofereça nova linha partindo do Jardim dos Ipês I, fazendo o percurso até Campinas, para que os passageiros não dependam unicamente de transporte vindo de outro município, ou que seja aumentado de maneira satisfatória o número de ônibus da linha 664 nos horários de pico. A moção recebeu 18 votos favoráveis e foi subscrita pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Willian Souza (PT), e pelos vereadores João Maioral (PDT) e Joel Cardoso da Luz (SD).
Publicado em: 17 de abril de 2019