Parceria entre a Prefeitura de Sumaré e a Associação Pestalozzi vai possibilitar atendimento humanizado a pessoas com deficiência
Os vereadores de Sumaré participaram na manhã desta quinta-feira (11), da inauguração de dois novos espaços criados para atendimento humanizado a pessoas com deficiência no município. Fruto da parceria entre a Prefeitura e a Associação Pestalozzi, o Centro Dia está localizado na Rua Francisco Manoel de Souza, 880, no bairro Chácaras Bela Vista e a Residência Inclusiva vai funcionar na Ruas Joaquim José Teixeira Nogueira, 150, no Bela Vista.
Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Willian Souza (PT), e os vereadores Dudú Lima (PPS), Ulisses Gomes (PT) e José Tavares (PPS). A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Dalben, também marcou presença, assim como o secretário municipal de Inclusão, Edson Cosme; a secretária municipal de Educação, Mirela Cia Medeiros; a presidente da Pestalozzi, Maria Rosa Belinatti Bortolotti, e a gestora de programas e projetos da entidade, Regiane Araújo. As inaugurações contaram ainda com a participação do secretário de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos (SP), Alex Viterale.
“Temos de valorizar e parabenizar essa parceria entre a Prefeitura e a Pestalozzi porque significa um avanço na prestação de serviço especializado à população com deficiência. A atuação da Pestalozzi tem sido fundamental no município pela competência no trabalho realizado e pelo atendimento extremamente sensível e humano que oferece aos beneficiários. Esse bom atendimento também é possível graças ao compromisso do prefeito Luiz Dalben, que paga em dia a subvenção da entidade e garante, assim, as condições para desenvolver esse trabalho de grande importância na cidade”, disse o vereador Willian Souza.
O Centro Dia é um Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência e suas famílias, com atendimento especializado diário. O objetivo é promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida, prevenindo a segregação dos usuários do serviço e assegurando o direito à convivência familiar e comunitária. Os participantes devem ter de 18 a 59 anos. Em Sumaré, este atendimento dispõe de 90 vagas por meio da parceria com a Associação Pestalozzi e mais 60 vagas com a APAE.
Já a Residência Inclusiva é um Serviço de Proteção Especial de Média e Alta Complexidade e funciona em local semelhante a uma residência, também destinada a jovens e adultos de 18 a 59 anos com deficiência, que não dispõem de condições de autossustentabilidade. O espaço conta com estrutura física adequada para favorecer a construção progressiva da autonomia dos portadores de deficiência, promover a inclusão social e favorecer o desenvolvimento das capacidades adaptativas para a vida diária. Em Sumaré, serão 10 vagas oferecidas em parceria com a Pestalozzi.
De acordo com o secretário de Inclusão, Edson Cosme, os espaços serão destinados aos atendimentos de pessoas com deficiência, moradores de Sumaré, encaminhadas pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). “Tanto o Centro Dia quanto a Residência Inclusiva representam um avanço social muito importante, pois se tratam de equipamentos que atendem de forma integral às pessoas com deficiências e possibilitam sua inclusão na sociedade, por meio do desenvolvimento e valorização de suas habilidades”, destacou.
PESTALOZZI
A Associação Pestalozzi de Sumaré é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos fundada em 24 de setembro de 1987. Tem como missão contribuir para melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência, assegurando o seu acesso a projetos que propiciem o atendimento especializado em habilitação e reabilitação; estimular a participação e inclusão da pessoa com deficiência em conselhos, fóruns oportunizando o exercício da cidadania, bem como a luta em defesa de seus direitos; propiciar programas de acolhimento às famílias e geração de renda.
Publicado em: 12 de abril de 2019