Notícias

Notícias da Câmara



Décio Marmirolli rende homenagem ao grupo Viva Feliz na Câmara de Sumaré

Visualize fotos

 

Vereador lembrou que a entidade inaugurou a sede própria da Casa de Apoio no último sábado, dia 30 de março; em 18 anos de atividades, pelo menos seis mil pessoas já foram atendidas

 

O vereador Décio Marmirolli (PSB) apresentou durante a sessão de terça-feira (02) uma moção de congratulação ao grupo de voluntário Viva Feliz por ocasião da inauguração da sede própria da Casa de Apoio do Hospital Estadual de Sumaré. Aprovada por 17 votos, a homenagem foi entregue pelo parlamentar a Maria Irene Garcia Denadai, fundadora do grupo.

Marmirolli lembra que a instituição nasceu em 2001 com objetivo de hospedar familiares de pacientes em tratamento no Hospital Estadual Dr. Leandro Franceschini, “oferecendo durante o dia atividades artesanais e de lazer, além de dispor de um estoque de medicamentos não disponíveis na rede, cestas básicas e equipamentos de auxílio como cadeiras de roda e muletas”.

No texto, o parlamentar ressalta que a ideia de criar a Casa de Apoio surgiu quando Maria Irene Garcia acompanhava o tratamento do pai, Antônio Garcia, falecido em 2001. Maria Irene constatou de perto o drama e o sofrimento das pessoas que vinham de outras cidades e não tinham onde ficar quando seus parentes eram internados.

O início do projeto contou com a participação da assistente social Marisa Jacobuci, então ouvidora do Hospital Estadual, do médico Horácio Resende Nascimento e de Marie Rose Gebara. Os dois últimos já falecidos. Em 18 anos de atividades, pelo menos seis mil pessoas já foram atendidas. A Casa de Apoio possui 24 leitos destinados a adultos e 4 para bebês recém-nascidos.

“A maioria das pessoas atendidas são carentes, que residem em outras cidades e não tem onde ficar quando acompanham parentes internados. Na Casa de Apoio elas podem se alimentar, tomar banho, descansar, dormir e, principalmente, ficar perto dos familiares”, reconhece o vereador.

De acordo com Marmirolli, a entidade é mantida totalmente por doações e seus principais mantenedores são a Pró-Vida Central do Dízimo de Americana, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré (Acias), Rotary e Lions Club, Maçonaria, além de doadores anônimos de carte e leite e 70 voluntários de apoio aos trabalhos. “Graças a esses mantenedores, Sumaré conta com a Casa de Apoio, que presta um atendimento ímpar aos que ali são acolhidos”, finaliza Marmirolli.




Publicado em: 05 de abril de 2019