Moção homenageia entidade por ações como o plantão OAB Solidária e a 2ª Roda de Conversa Multidisciplinar de Defesa dos Direitos da Mulher
O trabalho desenvolvido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB Subseção Sumaré foi reconhecido e homenageado pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Willian Souza (PT), e pelo vereador Dr. Rubens Champam (PSDB) durante sessão realizada na noite desta terça-feira (26) na Câmara Municipal. Os parlamentares propuseram, e o plenário aprovou por 18 votos, moção de congratulação direcionada à presidente da Comissão, Dra. Cláudia Gamberini Mardones, e à vice-presidente, Dra. Maria de Nazaré Abreu de Moura.
A iniciativa é um reconhecimento das atividades elaboradas pela Comissão da OAB local durante o mês de março, entre elas o plantão OAB Solidária e a 2ª Roda de Conversa Multidisciplinar de Defesa dos Direitos da Mulher, esta última marcada para acontecer nesta quinta-feira (28).
O projeto OAB Solidária ofereceu, em quatro datas, nos CRASs (Centro de Referência de Assistência Social) de Nova Veneza, São Domingos, Basilicata e Ângelo Tomazin, atendimento jurídico totalmente gratuito, feito por advogadas, às mulheres desses e de bairros do entorno. O objetivo da ação foi apoiar e conscientizar as mulheres sobre seus direitos, principalmente em casos de violência. O atendimento foi realizado exclusivamente por advogadas, também como forma de valorizá-las, e priorizou as mulheres que comparecem aos CRASs.
Já a 2ª Roda de Conversa Multidisciplinar de Defesa dos Direitos da Mulher, que será realizada no anfiteatro da subseção, irá abordar, sobretudo, questões referentes aos diversos tipos de violência sofrida pela mulher e os aspectos jurídicos da defesa e valorização das mesmas.
"O bom exemplo e as importantes atividades propostas pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB Subseção Sumaré seguem a mesma linha de recente decisão tomada pela OAB em âmbito nacional, que definiu em nova súmula aprovada pelo Conselho Federal da entidade que bacharéis de Direito com histórico de agressão contra mulheres podem ser impedidos de conseguir inscrição na Ordem e exercer a advocacia", lembrou o vereador Willian Souza na justificativa da moção.
“Essa nova diretoria da OAB Sumaré está realmente de parabéns pelo trabalho que está fazendo, auxiliando mulheres principalmente diante de absurdos como maus-tratos, agressões e lembrando que elas são portadoras de direitos. Importante ressaltar também que esse debate tem sido levado para as instituições do município, para alertar a sociedade do quem acontecido com as mulheres por todo o país. Como advogado, me coloco a disposição para ajudar no que for necessário”, disse o vereador Dr. Champam, coautor da homenagem, saudando ainda o advogado Vanderlei Corniani, presidente da OAB Sumaré, presente na sessão.
Em seu discurso na tribuna do plenário, a presidente da Comissão da OAB, Dra. Cláudia Gamberini Mardones, ressaltou e elogiou o trabalho feito pelas advogadas da cidade. "Essa Comissão não nos agrada, porque não trata de coisas boas, infelizmente. Mas o bom disso é que temos unido forças, os trabalhos têm acontecido e as advogadas têm sem empenhado, apoiado e participado dos projetos”, frisou.
Publicado em: 27 de março de 2019