Encontro agendado para esta quinta-feira na Câmara Municipal marca o primeiro ano da morte da vereadora Marielle Franco
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Sumaré realiza nesta quinta-feira (28) audiência pública para debater a violência contra a mulher e lembrar o primeiro ano do assassinato da vereadora Marielle Franco, do PSOL do Rio de Janeiro. Com o tema “A Luta Pela Igualdade”, o evento acontece no plenário da Casa a partir das 18h30 e será aberto para toda a população.
"A Comissão de Direitos Humanos tem o direito e o dever de discutir as questões que são problemáticas para a população. Então, estamos trazendo o debate sobre o feminicídio que acontece no Brasil e que aconteceu nos últimos dias também em nossa cidade. Tendo em vista todas as dificuldades que as mulheres passam - e passam só por serem mulheres - vamos levantar essa discussão com vários segmentos da sociedade", explica o presidente da comissão, vereador Dudú Lima (PPS).
O encontro terá a participação da advogada criminalista e penalista Erica Zucatti da Silva, que integra o Coletivo de Advogadas Feministas Parajás e a Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (Renap).
Ainda durante a audiência, será lembrada a morte de Marielle Franco, que teve seu mandato de vereadora e sua luta interrompidos no dia 14 de março de 2018, quando o carro em que ela estava foi alvo de 13 tiros na capital fluminense. Além da vereadora, o motorista que conduzia o veículo, Anderson Gomes, também foi morto. Por enquanto, as investigações estão em andamento e duas pessoas suspeitas foram presas no início de março deste ano.
"Pouco se sabe ainda sobre quem mandou matar Marielle e por que mandaram matar. Essa dúvida ainda está na cabeça da maioria dos brasileiros, e nós vamos trazer essa discussão para Sumaré respeitando a memória da Marielle", completa o presidente da comissão.
Além de Dudú Lima, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Sumaré tem como integrantes os vereadores Ulisses Gomes (PT), que está na vice-presidência; Rudinei Lobo (PRB), secretário da comissão; e Dr. Sérgio Rosa (PDT), suplente do grupo.
Publicado em: 26 de março de 2019