Ellen Marianne Guimarães, aluna da Escola Municipal Dr. Leandro Franceschini, foi escolhida para presidir a Legislatura de 2019
Durante sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (07) no Anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza, a estudante Ellen Marianne Guimarães foi eleita para presidir o Parlamento Jovem 2019. Aluna da Escola Municipal Dr. Leandro Franceschini, a nova presidente vai dividir a Mesa Diretora com Pathenopy Bertoli, eleita vice-presidente, além de Priscila Haddijja e Julia Nascimento, que ficaram com os cargos de 1ª e 2ª secretárias, respectivamente.
A cerimônia contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, vereador Willian Souza (PT), do presidente da Escola do Legislativo, vereador Dudú Lima (PPS), e dos vereadores Antônio Dirceu Dalben (PR), Ulisses Gomes (PT), Rudinei Lobo (PRB) e Ney do Gás (PV). Representantes da Diretoria Regional de Ensino, diretores de escola e secretários municipais também marcaram presença na sessão.
“A sessão de posse foi mais uma etapa importante na vida destes estudantes. A ideia do Parlamento Jovem é formar cidadãos conscientes e atuantes na comunidade e no ambiente escolar. É uma ferramenta de transformação social que vai permitir a Sumaré colher bons frutos lá na frente”, resumiu o vereador Dudú, que foi parlamentar jovem em 2006.
Depois da diplomação e eleição da Mesa Diretora, foi realizado o sorteio para definir os vereadores padrinhos dos parlamentares jovens. Dessa forma, o vereador Ronaldo Mendes (PSDB) vai apadrinhar Diogo Silva; Ney do Gás (PV) ficou com Vera Araújo; Valdir de Oliveira (DEM) com Alessandro Pantarotto; Rudinei Lobo (PRB) com Priscila Hadijja; Fabinho (SD) com Isabella Silva; Joel Cardoso (SD) com Flávia Ferreira; Willian Souza (PT) com Arthur Zoadelli.
Já o vereador Dirceu Dalben (PR) ficou com Rebeca Oliveira; Hélio Silva (PPS) com Mateus da Silva; Sebastião Correa (PTB) com Julia Abreu; Dr. Sérgio Rosa (PDT) com Pathenopy Bertoli; Décio Marmirolli (PSB) com Ellen Guimarães; Fininho (PSD) com Gabriel da Costa, Profº Edinho (Rede) com Vitor Borges; Márcio Brianes (PCdoB) com Julia Nascimento; Ulisses Gomes (PT) com Lincon Leite; Dr. Rubens Champam (PSDB) com Franciele de Souza; Dudú Lima (PPS) com Juliana Oliveira; Edgardo Cabral (PRB) com Julio Correia; Cláudio Meskan (PSB) com Adryan Barbosa e João Maioral (PDT) vai apadrinhar Mariana Miranda.
Criado em 2005 e reformulado em 2017, o Parlamento Jovem da Câmara de Sumaré permite que estudantes das escolas do município conheçam na prática como é o trabalho de um vereador. No decorrer do ano, os jovens vão participar de sessões ordinárias, apresentar projetos, votar e debater os problemas do município. Os encontros acontecem sempre no plenário da Câmara no primeiro sábado de cada mês e são abertos ao público. A primeira reunião de 2019 está prevista para o dia 09 de março.
Publicado em: 08 de fevereiro de 2019