Karla Lessa Alvarenga Leal é pilota de helicóptero e protagonizou resgate dramático das vítimas da tragédia ambiental ocorrida em Minas Gerais
O vereador Antônio Dirceu Dalben (PR) aproveitou a sessão de terça-feira (05) para homenagear a major do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Karla Lessa Alvarenga Leal, pelo trabalho de resgate das vítimas do desastre de Brumadinho, em Minas Gerais, quando uma barragem da mineradora Vale do Rio Doce se rompeu e devastou a cidade no final do mês passado.
Na moção de congratulação, o parlamentar ressaltou que Karla é a única mulher a pilotar helicóptero na corporação, e demonstrou grande habilidade na condução da aeronave, cujas imagens do resgate exibidas em rede nacional geraram repercussão em todo o mundo, tornando-se um símbolo da tragédia que deixou mais de 100 mortos e centenas de desaparecidos no município que fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
“Especialistas afirmaram que que aquele tipo de salvamento exige uma técnica e um treinamento muito grandes, pois quanto mais próximo ao solo um helicóptero fica, mais instável se torna. Qualquer erro nessas condições pode acabar em desastre”, diz o texto.
Dalben aproveitou ainda para parabenizar todos os profissionais e voluntários envolvidos nas operações de salvamento. “Solicitamos ao presidente da Casa que faça esta homenagem chegar ao Corpo de Bombeiros de Brumadinho, assim como as demais autoridades do município, como sinal da nossa solidariedade aos moradores daquela cidade”, concluiu.
REPÚDIO
Na mesma sessão, o vereador Dudú Lima (PPS) apresentou moção de repúdio a empresa Vale do Rio Doce “pelo crime ambiental cometido na cidade de Brumadinho” e lembrou que a mesma empresa fora responsável, em 2015, pela destruição de Mariana, também em Minas Gerais.
“Que o mar de lama que cobre as Minas Gerais não seja esquecido e sirva de lição para empresas e empresário que agem pela ganância e não se responsabilizam por suas ações, que acabam por destruir rios, fauna, flora e, especialmente, vidas humanas”, disse o parlamentar.
Publicado em: 08 de fevereiro de 2019