O vereador Dirceu Dalben (PR) homenageou os professores José Vicente Filho e Nileidy Venezian dos Santos pelos trabalhos desenvolvidos em conjunto com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer dedicados ao esporte paralímpico (ACD – Atleta Com Deficiência). A moção de congratulação foi aprovada por unanimidade durante a 38ª sessão ordinária, realizada nesta terça-feira (27/11).
Os professores foram contratados através de um concurso público realizado pela Prefeitura de Sumaré no ano de 2000, na gestão do então prefeito Dirceu Dalben, e passaram a trabalhar como treinadores da modalidade Atletismo. No mesmo ano da contratação, levaram Sumaré a ser campeã na categoria Masculina e 3ª colocada na Feminina dos Jogos Regionais realizados na cidade de Mogi Guaçu, sendo o maior resultado esportivo da história da cidade competindo em Jogos Regionais.
Em 2003 a cidade de Sumaré consagrou-se campeã novamente dos Jogos Regionais na mesma modalidade citada anteriormente, porém o feito realizou-se na categoria feminina. Dez anos mais tarde, em 2013, Vicente e Nileidy passaram a trabalhar com a modalidade Atletismo ACD (Atleta Com Deficiência) e logo no primeiro ano a Equipe conquistou o título dos Jogos Regionais.
Segundo Dirceu, os treinadores Vicente e Nileidy, juntamente com seus filhos Gabriel e Felipe Venezian que atuam como atletas guias dos paratletas com deficiência visual, continuam transformando a história esportiva de Sumaré. “Através desse trabalho, o Atletismo ACD de nossa cidade passou a ser a segunda modalidade a conquistar medalhas nos Jogos Abertos, com duas medalhas de ouro e uma de prata no evento realizado na cidade de Bauru em 2014”, comentou o vereador.
Em 2017, nos Jogos Regionais de Americana, a Equipe de Atletismo ACD ganhou 62 medalhas para Sumaré, das quais 32 foram de ouro, 17 de prata e 13 de bronze. Em 2017, nos Jogos Abertos de São Bernardo do Campo, o Grupo conquistou dez medalhas, sendo elas três de ouro, quatro de prata e três de bronze.
Com o apoio da Secretaria de Esportes de Sumaré e da prefeitura municipal, Vicente e Nileidy criaram a Associação Paradesportiva e Esportiva denominada Superação no dia 20 de novembro de 2017, dando suporte técnico e estrutural ao esporte paralímpico de Sumaré.
Em 2018 nos Jogos Regionais realizados em Santa Bárbara d’Oeste, o Atletismo ACD conquistou o título da competição nas categorias masculina e feminina, ganhando 67 medalhas, sendo 36 de ouro, 22 de prata e nove de bronze. Nos Jogos Abertos realizados em São Carlos, a Equipe ficou na 4ª colocação geral masculina, conquistando para a cidade de Sumaré 25 medalhas (oito de ouro, dez de prata e sete de bronze).
“São 18 anos de glórias e conquistas para nossa cidade através do trabalho e dedicação desses profissionais que por amor ao que fazem, envolvem toda a família nesse trabalho maravilhoso e estão sempre em busca de expandir o Paradesporto em Sumaré através de novas modalidades esportivas para as pessoas com deficiência”, comentou o vereador Dirceu Dalben.
Publicado em: 03 de dezembro de 2018