Durante a 9ª Sessão Ordinária do Parlamento Jovem na Câmara de Sumaré, realizada no dia 10 de novembro, foi aprovado o projeto de lei nº 12/18 que cria o “Disque-Rosa” de autoria do vereador jovem Diogo Borges.
A proposta trata de um serviço que disponibiliza uma central de atendimento telefônico destinada a mulheres que desejam agendar consultas de mamografia, receber instruções de prevenção ou até mesmo de reclamação ao atendimento médico prestado.
De acordo com o projeto, o programa será disponibilizado através da linha telefônica gratuita do 0800 ou similar, fazendo-se eficaz para uma maior memorização e divulgação ampla. Para os casos de denúncia, a ocorrência será efetuada com sigilo absoluto, apenas mediante o fornecimento de um número de protocolo, preservando integralmente o anonimato.
“Devemos redobrar o controle e prevenção de casos como o câncer de mama”, comentou Diogo Borges.
O vereador jovem ainda diz que a instituição do serviço agrega novas possibilidades de agendamento, orientação e denúncias para as mulheres que buscam ou já buscaram o atendimento e realização de exames de mamografia.
“É importante ressaltar a possibilidade de utilização da estrutura já existente no Conselho Municipal de Saúde, bem como o aproveitamento da equipe já existente, fazendo com que a medida proposta não implique em gastos adicionais, não tendo, portanto, repercussão orçamentária”, finalizou o jovem.
O projeto do jovem Diogo Borges foi aprovado por unanimidade e agora segue para o seu vereador padrinho João Maioral (PDT) que pode apresentar a proposta na sessão ordinária da Câmara Municipal, atribuindo o crédito ao autor.
Publicado em: 26 de novembro de 2018