A Câmara de Sumaré aprovou por unanimidade a criação de Parlamento Infantil, Parlamento Júnior e Parlamento da Terceira Idade durante a 37ª Sessão Ordinária do ano realizada nesta quarta-feira, 21. O vereador Dudu Lima (PPS) é o autor do projeto de resolução nº 09/18 e pretende aproximar os estudantes e os idosos da cidade aos vereadores despertando a consciência cidadã dos munícipes.
O objetivo do projeto é permitir ao cidadão a participação democrática no ambiente Legislativo e proporcionar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, em forma de aprendizado, mediante participação em jornada parlamentar na Câmara de Vereadores com diplomação, posse e exercício de mandato.
O Parlamento Infantil será composto por alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O Parlamento Júnior será composto por alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. E o Parlamento Terceira Idade será composto por cidadãos sumareenses com idades iguais ou superiores a 60 anos. No caso dos estudantes, será observada a exigência de que estejam matriculados devidamente em idade própria para o ano.
O vereador Dudu revela que a população nas ruas cobrou a abertura de parlamento para idosos e mais novos. “Este ano, com o sucesso do Parlamento Jovem que teve aumento de 139% em participação, o projeto ganhou ainda mais destaque e visibilidade. Com isso, fui procurado por idosos e crianças que também querem participar e não podem. Com esta nova proposta agora aprovada, esses cidadãos foram ouvidos”, comentou.
O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Câmara Municipal de Sumaré através da Escola do Legislativo. É um programa de formação política que tem por objetivo potencializar a atuação democrática e o protagonismo político dos jovens. Com participantes de escolas públicas e particulares, a proposta proporciona a participação dos alunos em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, onde estudantes eleitos pelas próprias comunidades escolares atuam como um jovem vereador.
O formato do programa passou por uma repaginada em 2017 após ter sido parado em 2006. A iniciativa de retornar partiu do vereador Dudu Lima (PPS), que criou uma Comissão de Assuntos Relevantes no início do ano passado. O projeto foi reformulado e teve sua primeira eleição em outubro de 2017.
Publicado em: 22 de novembro de 2018