A Escola Municipal José de Anchieta recebeu homenagem na Câmara de Sumaré pelo seu Jubileu de Diamante, comemorado no dia 29 de setembro de 2018. A moção de congratulação nº 173/18 foi apresentada pelo vereador Valdir de Oliveira (DEM) durante a 32ª sessão ordinária do ano em reconhecimento aos 60 anos da instituição.
“Parabenizo a toda a diretoria, colaboradores e alunos da Escola Anchieta que vem formando grandes pessoas em nosso município há 60 anos. Deixo meu agradecimento e reconhecimento a todos que representaram nossa cidade de maneira brilhante”, disse Valdir.
A história da Escola Municipal José de Anchieta começou no dia seis de abril de 1956, quando o Padre José Giordano, primeiro prefeito de Sumaré, promulgou a Lei nº 31, que criou “uma classe escolar municipal para funcionamento na cidade de Sumaré, com denominação de José de Anchieta”.
A mesma lei também criava o cargo de professor para esta escola. A primeira professora foi Maíba Aparecida Maluf, que começou a lecionar numa classe em agosto de 1958 - por isso, o aniversário da escola é comemorado nesta data. A escola funcionava no mesmo prédio do antigo Grupo Escolar André Rodrigues de Alkmin.
Para atender a grande demanda de alunos que procuravam a qualidade de ensino que a escola oferecia, foi construído um novo prédio – onde a escola está localizada atualmente. O prédio foi inaugurado em 1988, na Rua Geraldo de Souza, nº 157-221, Jardim Carlos Basso.
A escola foi a primeira da região a criar uma área verde para a educação ambiental, tornando-se uma referência nacional. O projeto foi idealizado por Fernando Wucherpfenning, ambientalista, paisagista e pai de aluno da EM José de Anchieta na época, junto com a equipe de professores, especialistas, alunos e demais pais.
Lançado oficialmente na primavera de 1989 surgia no terreno ao lado da escola um laboratório vivo na escola, com o plantio de inúmeras árvores, flores e ainda a implantação de um lago onde criam-se peixes de várias espécies.
A atual diretora da Escola Municipal José de Anchieta é Mirian Pimenta que está na direção da escola há 15 anos e mantém a tradição da escola de formar pessoas para o trabalho e para a vida.
Publicado em: 17 de outubro de 2018