Notícias

Notícias da Câmara



Autor do Hino de Sumaré é lembrado em moção de pesar

Autor do Hino de Sumaré é lembrado em moção de pesar
Visualize fotos

O Vereador Antonio Dirceu Dalben (PPS) apresentou uma moção de pesar pelo falecimento do maestro Oswaldo Urban, criador do Hino de Sumaré, ocorrido no último dia 04 de setembro. A mensagem de condolências foi apresentada na 27ª sessão ordinária do ano realizada nesta terça-feira (12/09).

O maestro Urban, como era conhecido, faleceu aos seus 98 anos de idade. Nascido no dia 26 de outubro de 1919 na cidade paulista de Leme, foi criado pelos seus irmãos que lhe ensinaram a noção básica sobre música e influenciado pelos falecidos pais. Em Campinas, no começo de sua carreira musical, aprendeu a reger com o maestro Salvador Bove.

Além de maestro, Oswaldo também foi compositor. Ele fundou 11 corais em todo o Estado de São Paulo, onde fez 250 composições para vozes, entre elas o Hino de Sumaré e o Hino da Paróquia de Sant'Ana.

Esteve em Sumaré no dia 11 de março de 2016 regendo o Coral Pio XI, na Igreja Matriz de Sant'Ana, para um público aproximado de 800 pessoas, uma de suas músicas apresentada foi o Hino de Sumaré.

Em 2016 o então vereador Welington da Farmácia, também presidente à época, apresentou o título de cidadão sumareense ao maestro Urban. No mesmo ano, o maestro recebeu uma placa da Fundação Pró-Memória de Sumaré, através de seu Presidente, Roberto Cordenonsi.




Publicado em: 13 de setembro de 2018