O vereador Valdir de Oliveira (DEM) apresentou ao prefeito Luiz Dalben uma indicação para que seja celebrado um convênio com o governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Polícia Militar (PM). O objetivo é autorizar o serviço de fiscalização e autuação de trânsito ocorridos em Sumaré pela PM.
Para Valdir, a celebração do convênio entre o Poder Executivo Municipal e o Estado tem o objetivo de coibir os constantes atos de assaltos, roubos e outras ações ilegais, como infrações constantes de trânsito ocorridos em toda a esfera do município. “A Polícia Militar precisa dessa autorização para a execução de serviços imprescindíveis à preservação da ordem e da segurança das pessoas e do patrimônio neste município”, disse.
O convênio prevê que a PM possa realizar a execução do serviço de policiamento ostensivo motorizado ou a pé, realizando rondas preventivas periódicas pela cidade e atendendo ocorrências; fiscalização do fluxo de veículos e de pedestres nas vias terrestres (estradas vicinais) municipais e nas rodovias estaduais no perímetro municipal; atuação em serviços de policiamento ostensivo em festividades e eventos públicos realizados em locais fechados que demandem maior fluxo de pessoas para a região e; realização de atividades especiais em situações extraordinárias que resultem em grave perturbação da ordem pública e outras anormalidades.
A indicação é o primeiro fruto da audiência pública realizada no mês passado pela PM com apoio do vereador Valdir no plenário da Câmara Municipal de Sumaré. Estiveram presentes o Comandante da 2ª Cia da PM, capitão Fábio Luiz Soares e o comandante da 1ª Cia da PM, capitão Michel Ricardo Berbel.
Na reunião foram discutidas melhorias na área da segurança com representantes de associações, entidades, sociedade civil organizada e cidadãos. Os comandantes mostraram o que está sendo desenvolvido no policiamento preventivo e também ouviram sugestões e críticas da comunidade, estreitando o vínculo com o cidadão.
Publicado em: 16 de agosto de 2018