A fábrica ocupada Flaskô foi homenageada na 20ª sessão ordinária, ocorrida nesta terça-feira (19/06), por sua comemoração de 15 anos de produção sob controle dos trabalhadores, celebrados no último dia 12 de junho. A moção de congratulação nº 110/18, de autoria do vereador Willian Souza (PT) foi aprovada por voto unânime.
Atualmente a Flaskô é a única fábrica ocupada do Brasil, e segundo Willian, resiste em um cenário de crise violentamente hostil para o conjunto da classe operária brasileira, ressignificando o valor e a importância do trabalho dentro da lógica perversa de sociedade em que vivemos.
Para o vereador, a contribuição da Flaskô para a cidade de Sumaré não está apenas na manutenção de dezenas de postos de trabalho de uma fábrica a beira da falência desde o início da década passada, mas também em todo o riquíssimo processo de mobilização, formação e articulação política e social que permitiu o surgimento da Fábrica de Esporte e Cultura, a cooperativa de lixo e, fundamentalmente, a organização de uma ocupação de moradia no terreno da fábrica, hoje consolidada como a "Vila Operária e Popular".
“Os 15 anos da fábrica ocupada Flaskô mantém vivo o sonho de emancipação da classe trabalhadora, livre da exploração do capital, apontando para o socialismo que, como dizia Jorge Amado, é a marcha inexorável da humanidade que marcha para frente”, disse Willian.
Publicado em: 20 de junho de 2018