Os vereadores de Sumaré aprovaram nesta terça-feira (19/06), durante a 20ª sessão ordinária, o substitutivo total ao projeto de lei nº 96/18 que limita o tráfego de veículos transportando lixo e resíduos de classe IIA (orgânicos e não-inertes) e classe IIB (inertes) em determinadas ruas dos bairros Jardim Dall’Orto, Jardim Santa Carolina, Parque Itália e Parque Salerno, caminho conhecido como a “rota do lixo”.
O projeto de autoria do vereador Ney do Gás (PV) teve o apoio dos vereadores Dudu Lima (PPS), Fininho (PSD), Marcio Brianes (PCdoB), Rudinei Lobo (PRB) e Valdir de Oliveira (DEM).
De acordo com o projeto o tráfego desses veículos ficará limitado entre as 0h00min (zero hora) e 06h00min (seis horas) nos dias da semana e nos finais de semana e feriados das 18h00min (dezoito horas) às 06h00min (seis horas). Estão fora da limitação os veículos credenciados à prestação de serviços públicos do município de Sumaré.
Em Sumaré, diversos caminhões de lixo vindos de outras cidades passam dentro dos bairros causando transtornos à população com a deterioração do asfalto e trazendo mau cheiro às residências e comércios, inclusive restaurantes.
Os moradores denunciaram aos vereadores as situações de insalubridade e periculosidade, cobrando solução para encerrar essa “Rota do Lixo”. Dentre os relatos, até casos de atropelamentos por caminhões de lixo foram citados.
O trajeto conhecido como “Rota do Lixo” atinge bairros da região do Maria Antônia/Dall’Orto. Dentre os prejuízos, está a denúncia de que os caminhões com carga acima do permitido sobrecarregam a malha asfáltica provocando buracos e desnível. Outro malefício diz respeito ao mau cheiro exalado pelo lixo nos caminhões e também pelo chorume, muitas vezes derramado por todo o caminho.
Além das residências, comércios como restaurantes, drogarias, sorveterias, academia e outros, sofrem com o cheiro insuportável. Também há uma escola na “Rota do Lixo” que precisou improvisar outra entrada e saída para alunos, a qual não é adequada, pois há o risco de atropelamento devido a alta velocidade que alguns desses caminhões praticam.
Publicado em: 20 de junho de 2018