O vereador Décio Marmirolli (PSB) recebeu nessa semana o apoio da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) na luta para evitar a descriminalização/legalização do porte de maconha para consumo pessoal. Em 2017, o parlamentar encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a moção de apelo nº 121/174 com cópia para Conferência.
“A situação revela-se temerária e gera grande preocupação deste parlamentar com os rumos que o tema pode tomar na sociedade em geral, pois a questão da segurança pública é um dos assuntos que deve ser tratado com prioridade pelo Poder Público em qualquer de suas esferas”, comentou Marmirolli.
Em resposta ao vereador, a CNBB encaminhou nota declarando-se contrária à descriminalização do uso de drogas. “A liberação facilitará a circulação dos entorpecentes e haverá mais produtos à disposição, legalizando uma cadeia de tráfico e de comércio, sem estrutura jurídica para controlá-la”, diz a nota.
Para a Conferência, o caminho mais exigente e eficaz, a longo prazo, é a intensificação de campanhas de prevenção e combate ao uso das drogas, acompanhado de políticas públicas nos campos da educação, do emprego, da cultura, do esporte e do lazer para juventude e a família. E que, assim, o Estado seria mais eficaz nas ações de combate ao tráfico de drogas.
Publicado em: 06 de junho de 2018