A ação de conscientização sobre adoção de crianças e adolescentes em Sumaré foi homenageada durante a 17º sessão ordinária do ano pelo vereador Dr. Champam (PSDB) que é autor da Lei Municipal nº 5.922 que institui o 25 de maio como Dia Municipal da Adoção. A organização foi do Grupo de Apoio à Adoção “Anjos do Coração”.
Em todo mês de maio são realizadas ações de apoio e divulgação a causa da adoção com conscientização da população com objetivo de propor à sociedade sumareense uma reflexão sobre a adoção. E, encerrando a comemoração, houve um grande evento realizado na área central no último sábado do mês.
“O grupo merece o reconhecimento pelo serviço social prestado, trazendo referências e estímulos à adoção e principalmente por contribuir para a formação de famílias por afinidade e vínculos afetivos, gerados no coração”, comentou o vereador.
Para quem tem dúvidas e para quem precisa de apoio e orientação, o município de Sumaré possui há 04 (quatro) anos o grupo de apoio na cidade que é filiado à Associação Nacional dos Grupos de Apoio a Adoção (ANGAA) representados pela senhora Solange Cristina Castanhassi Silva e o senhor Dener Rogério Araujo Silva.
A adoção é uma realidade social que se concretiza através de ato jurídico, que “cria entre duas pessoas vínculo de parentesco semelhante à paternidade e filiação”. Muitas pessoas que não puderam ter filhos encontram filhos que não possuem pais, que foram abandonados e recolhidos por orfanatos e outras instituições. Mas existem outros casos, como de pessoas que querem ajudar, cumprir seu papel social diante de uma sociedade injusta, que não oferece as mesmas oportunidades de vida para todos.
“Com a constituição de 1988, ficou determinado que ‘os filhos adotivos terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designação de discriminação relativa à filiação’, ou seja, filhos adotivos e consanguíneos terão os mesmos direitos. É importante lembrar que a adoção é um ato de entrega e de amor”, comentou Champam.
Dia Nacional da Adoção – A data foi idealizada em 1996, por representantes dos 14 Grupos de Apoio à Adoção do Brasil, durante o I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção, em Rio Claro, interior de São Paulo. O encontro ocorreu nos dias 24 e 25 de maio daquele ano. Na ocasião, os grupos elegeram o dia 25 de maio como o Dia Nacional da Adoção (a lei foi sancionada no 9 de maio de 2002, sob o nº 10.447). O Brasil conta atualmente com mais de 150 grupos de apoio.
Publicado em: 05 de junho de 2018