Notícias

Notícias da Câmara



Sumaré aprova projeto do Prof Edinho contra fezes de animais nas ruas e praças públicas

Sumaré aprova projeto do Prof Edinho contra fezes de animais nas ruas e praças públicas
Visualize fotos

Além de causar mal-estar por conta do odor desagradável, as fezes deixadas por animais podem transmitir doenças. E pensando em levar mais qualidade de vida à população sumareense, o vereador Prof. Edinho (REDE) conseguiu aprovar em Sumaré o projeto de lei nº 80/18 nesta terça-feira (29/05) durante a 17ª sessão ordinária do ano.

O projeto implanta um programa de fiscalização aos donos de animais que não recolhem as sujeiras deixadas em locais públicos como parques, praças, ruas e outros. “Cada cidadão deve ter consciência do mal que as fezes podem causar a outras pessoas, além da cidade que fica suja. Penso nas crianças que são inocentes e num momento de descuido dos pais podem se deparar com essas coisas em pleno passeio com a família. Nossa cidade pode ser bonita e agradável se todos ajudarem”, comentou o vereador.

De acordo com o artigo 3º do projeto, a fiscalização será feita pelos órgãos municipais competentes, que procederão, num primeiro momento, à orientação do condutor do animal no sentido que se proceda ao recolhimento do resíduo fecal, acondicionando-o adequadamente e destinando ao local apropriado. Caso haja descumprimento, procederá a aplicação da multa e os valores arrecadados serão destinados ao departamento de zoonoses do município.

O projeto prevê ainda que qualquer munícipe que constatar o descumprimento poderá denunciar o fato pelos meios de comunicação do município. “As fezes podem gerar enfermidades como o bicho geográfico e lombrigas e correm riscos tanto o homem quanto o próprio animal. Com o apoio da população, será possível criar uma consciência ambiental e atitudes nobres por partes de todos cidadãos”, alertou Prof. Edinho.




Publicado em: 30 de maio de 2018