Os vereadores de Sumaré votarão amanhã (29/05), durante a 17ª sessão ordinária do ano, o projeto de lei nº 82/18, do vereador Willian Souza (PT), que estabelece normas para o desembarque de mulheres, durante o período noturno, no transporte coletivo urbano.
Conhecida como “Parada Segura”, a proposta já foi aprovada em outros municípios. A ideia é parar o veículo no lugar que a mulher de qualquer idade solicitar o desembarque, sem desvio e dentro do itinerário previsto na rota.
“Vale ressaltar que a proposta não aumenta ou modifica o trajeto das linhas de transporte coletivo municipal e não há prejuízo financeiro para as empresas nem para os cofres públicos”, explicou o parlamentar.
De acordo com o projeto de Willian, o artigo 2º prevê que os condutores dos ônibus de transporte coletivo e alternativo urbano, quando estiverem no trajeto regular da respectiva linha, entre as 21 (vinte e uma) e 5 (cinco) horas, se solicitados por mulheres, deverão parar o veículo e possibilitar o desembarque das passageiras em qualquer local seguro, em qualquer local onde seja permitido o estacionamento, mesmo que não seja ponto de parada regulamentado.
O projeto precisa ser aprovado na Câmara Municipal e depois é encaminhado para o Poder Executivo poder tornar lei.
Publicado em: 28 de maio de 2018