No segundo ano da lei municipal de autoria do vereador Rubens Champam (PSDB) que institui o Dia da Adoção em 25 de maio, Sumaré também vai participar da Campanha Nacional organizada no município pelo Grupo de Apoio a Adoção “Anjos do Coração”. A data será lembrada com uma caminhada que será realizada neste sábado, dia 26, a partir das 09 horas da manhã, com início na Praça das Bandeiras, centro da cidade.
Em todo o Brasil, os grupos de apoio, estudo e incentivo à Adoção, respondendo à convocação da Angaad (Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção), deram início às comemorações com o objetivo de mobilizar a sociedade para conscientizá-la sobre o ato de adotar e os direitos das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, chamando a população a refletir sobre a convivência afetiva, as diversas formas de constituir família e o respeito a singularidade dos indivíduos na sociedade.
A adoção é uma realidade social que se concretiza através de ato jurídico, que “cria entre duas pessoas vínculo de parentesco semelhante à paternidade e filiação”. Muitas pessoas que não puderam ter filhos encontram filhos que não possuem pais, que foram abandonados e recolhidos por orfanatos e outras instituições. Mas existem outros casos, como de pessoas que querem ajudar, cumprir seu papel social diante de uma sociedade injusta, que não oferece as mesmas oportunidades de vida para todos.
“Com a constituição de 1988, ficou determinado que ‘os filhos adotivos terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designação de discriminação relativa à filiação’, ou seja, filhos adotivos e consanguíneos terão os mesmos direitos. É importante lembrar que a adoção é um ato de entrega e de amor”, comentou Champam.
Dia Nacional da Adoção – A data foi idealizada em 1996, por representantes dos 14 Grupos de Apoio à Adoção do Brasil, durante o I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção, em Rio Claro, interior de São Paulo. O encontro ocorreu nos dias 24 e 25 de maio daquele ano. Na ocasião, os grupos elegeram o dia 25 de maio como o Dia Nacional da Adoção (a lei foi sancionada no 9 de maio de 2002, sob o nº 10.447). O Brasil conta atualmente com mais de 150 grupos de apoio.
Publicado em: 25 de maio de 2018