Notícias

Notícias da Câmara



Primeira enfermeira de Sumaré é homenageada durante sessão

Primeira enfermeira de Sumaré é homenageada durante sessão
Visualize fotos

A primeira enfermeira da cidade de Sumaré, Leonina de Camargo Boni, recebeu uma homenagem durante a 15ª sessão ordinária na Câmara Municipal de Sumaré, realizada nesta terça-feira (15/05). A moção de congratulação nº 87/18 de autoria do vereador Dirceu Dalben (PPS) foi aprovada por votação unânime na Casa de Leis.

Leonina nasceu em 20 de setembro de 1943 na cidade de Tabatinga (SP). Com 14 anos já trabalhava como doméstica. Logo em seguida foi trabalhar no hospital da cidade como copeira. Nessa época, identificou-se com a enfermagem ajudando em uma farmácia. Foi instrumentadora em cirurgias e atuou também no pronto socorro e na obstetrícia. No início foi observadora e auxiliar, até aprender definitivamente sobre a profissão. Segundo ela, por falta de condições financeiras, não pôde ir até São Paulo formar-se na área de enfermagem.

Em Sumaré ela encontrou oportunidades. Recém-casada, mudou-se para a cidade na década de 60 e residiu em Nova Veneza. Leonina conta que entristeceu-se apenas por não ter tido a oportunidade de estudar naquela época. Diz como eram as dificuldades no início da vida no município: com filhos pequenos, levantava de madrugada para fazer serviços de manicure e cabeleireira para ajudar no orçamento de casa. Com seu esforço, Leonina construiu a sua casa, onde mora até hoje.

Quando os filhos cresceram, ela foi trabalhar como enfermeira, incumbida pelos doutores Leandro Franceschini e Antônio Viçoso Rezende a orientar seus pacientes e prestar os devidos cuidados. Como o posto de saúde denominado José Raffi Sobrinho precisava de uma enfermeira, Adauto Campos Dall'Orto a convidou para ser a primeira enfermeira de Nova Veneza.

Atualmente com 80 anos, ela ainda está atenta e participante nas questões da profissão. “Dona Leonina é uma cidadã muito ilustre e que fez muito por Sumaré. Sempre com muito empenho e dedicação, cuidou da saúde da nossa gente com muito amor e com muita sabedoria de vida, sendo, portanto, a primeira enfermeira de Sumaré”, completou Dirceu.




Publicado em: 16 de maio de 2018