O vereador Valdir de Oliveira (DEM) homenageou o sumareense Waguinho Dias que projetou o nome de Sumaré por meio de sua destacada atuação no futebol, sendo reconhecido como atleta de grande qualidade esportiva. A moção de congratulação nº 21/18 foi apresentada e aprovada em sessão ordinária e o atleta esteve na Câmara Municipal recebendo pessoalmente a honraria.
Waguinho nasceu em Sumaré no dia 23 de julho de 1963, casou com Adriana Dias tendo dois filhos, Siany Dias e Renan Dias. É empresário, formado em Educação Física pela PUC de Campinas, fez sua carreira brilhar como jogador e treinador de futebol.
Sua conquista mais recente foi em 2017 com o Tubarão Atlético Clube, onde conseguiu tirar o time da zona de rebaixamento (posição que estava quando assumiu o clube) e classificar a equipe para disputar o Campeonato Brasileiro da série D, além disso fez história conseguindo conquistar a Copa Santa Catarina, consequentemente conseguiram uma vaga para disputar a Copa do Brasil, campeonato da elite do futebol brasileiro. Além disso, em 2009 foi eleito o melhor Treinador do Campeonato Estadual Carioca da Série B.
Como jogador atuou por Rio Branco - Americana (SP), Esportivo - Passos (MG), Hercílio Luz - Tubarão (SC), Mogi Mirim (SP), Bragantino - Bragança Paulista (SP), XV Piracicaba - Piracicaba (SP) e Ponte Preta - Campinas (SP). Jogando com nomes de peso como Jorge Mendonça, Gaúcho e Dadá Maravilha.
Além dos cargos de Coordenador e Auxiliar Técnico que exerceu no Guarani de Campinas e no Rio Branco de Americana, treinou profissionalmente equipes como o Clube Atlético Tubarão, Internacional de Lages, União Barbarense (SP), Galícia (Bahia), Guarani F. C. Campinas, Portuguesa Santista - Santos (SP), Rio Branco - Americana (SP), Sumaré A.C - Sumaré (SP), Atlético Sorocaba - Sorocaba (SP).
Publicado em: 14 de março de 2018