O Dia do Voluntário foi lembrado pelo vereador Marcio Brianes (PCdoB) durante a 40ª sessão ordinária através da moção de congratulação nº 253. Muitas organizações sobrevivem graças ao trabalho dos voluntários, entre elas algumas bem conhecidas, como a Cruz Vermelha e os Médicos Sem Fronteiras.
Os voluntários são pessoas que doam seu tempo para realizar trabalhos sem fins lucrativos. Eles praticam ações que são de interesse social e comunitário, ajudando quem precisa e sendo solidário.
No Brasil, o Dia Nacional do Voluntário foi instituído em 28 de agosto de 1985, e regulamentada pela Lei 9.608/1998. Internacionalmente é comemorada em 5 de dezembro, data proclamada pela ONU também em 1985, ambas com o objetivo de reconhecer e destacar a ação das pessoas que doam tempo, mão de obra e talento para causas de interesse social para o bem da comunidade.
É considerado serviço voluntário “a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade”.
Publicado em: 06 de dezembro de 2017