Notícias

Notícias da Câmara



Câmara de Sumaré aprova criação do Parlamento Jovem e da Escola do Legislativo

Câmara de Sumaré aprova criação do Parlamento Jovem e da Escola do Legislativo
Visualize fotos

A Câmara Municipal de Sumaré aprovou a criação do Parlamento Jovem e da Escola do Legislativo na noite desta terça-feira, 27, durante a 21ª Sessão Ordinária do ano e última sessão antes do recesso parlamentar de julho. As duas propostas foram apresentadas em regime de urgência e aprovadas por unanimidade. Também foi aprovado em segundo turno o projeto de lei da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício de 2018.
A proposta do Parlamento Jovem foi apresentada pelos vereadores Dudu Lima (PPS), Ulisses Gomes (PT) e Edgardo Cabral (PRB), e trata-se de uma reestruturação. “É uma importante política pública de inclusão juvenil e busca estreitar os laços entre a população e o Poder Legislativo. Com essa reestruturação, o jovem terá mais interesse em participar, pois o calendário está mais adaptado à realidade juvenil atual e tem ampla preocupação da formação cidadã dos estudantes”, comentou o vereador.
O objetivo do Parlamento Jovem é proporcionar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em jornada parlamentar na Câmara de Vereadores, com diplomação, posse e exercício de mandato. Os estudantes devem estar matriculados no ensino médio e serão escolhidos em processo eleitoral realizado sob a responsabilidade dos órgãos de representação estudantil de cada unidades escolar ou, na falta desses, a eleição será organizada por representantes de salas.
Já a proposta da Escola do Legislativo foi apresentada pela Mesa Diretora da Casa de Leis composta pelo presidente vereador Joel Cardoso da Luz (SD), vice-presidente Fininho (PSC), 1º Secretário Décio Marmirolli (PSDB) e 2º Secretário Marcio Brianes (PCdoB)
A finalidade maior é promover o aperfeiçoamento das atividades legislativas através de eventos educativos de formação, capacitação e qualificação de servidores da administração pública.
Por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Escola do Legislativo irá promover a difusão de conhecimentos socioeconômicos, políticos, ambientais, educacionais e culturais da cidade de Sumaré.
“A Escola do Legislativo já é uma realidade em muitas Câmaras Legislativas e vem oferecer um conhecimento técnico e oportunidade de qualificação para que os funcionários possam oferecer um melhor serviço à população de Sumaré”, comentou Joel Cardoso da Luz. 




Publicado em: 05 de julho de 2017