No mês do Meio Ambiente a Câmara Municipal de Sumaré aprovou o projeto de lei nº 90/17, criado pelo vereador Prof. Edinho (REDE). O projeto tem o intuito de comemorar a Semana do Meio Ambiente no Município de Sumaré anualmente na primeira semana do mês de Junho.
“Assim, a criação de Semana do Meio Ambiente na esfera Municipal será um importante potencializador de atividades sustentáveis, reiteradas anualmente, as quais poderão, inclusive, favorecer a certificação do município no Programa Município Verde e Azul – PMVA, que é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle de Poluição (FECO) para o município”, disse o vereador Prof Edinho.
As atividades poderão ser promovidas pelos órgãos públicos e sociedade civil, envolvendo os munícipes e a comunidade estudantil na semana de 01 a 05 de junho.
O projeto prevê que as atividades ocorram em todo o município com palestras nas escolas, workshops abertos ao público sobre reciclagem doméstica e demais práticas ambientais; apresentação de projetos de eco sustentabilidade; mutirões de coleta de lixo nas ruas e parques; conscientização da população para o consumo sustentável, dentre outras.
”A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo em que se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida. Em termos de educação, essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade de ser humano, da participação, da solidariedade e da equidade”, comentou o vereador.
Anualmente, nesta semana, as comunidades estudantis receberão sementes para o plantio pelo próprio aluno, nas praças, ruas e parques. Durante essa semana, poderão ser desenvolvidas atividades pela Secretaria Municipal de Educação visando ampla Educação Ambiental, em todas as escolas do Município.
Publicado em: 05 de julho de 2017