Notícias

Notícias da Câmara



Projeto prevê aumento dos dias de ausência no trabalho ao ano por doadores de sangue

Projeto prevê aumento dos dias de ausência no trabalho ao ano por doadores de sangue
Visualize fotos

A Câmara Municipal de Sumaré realiza amanhã (30-05) a 17ª Sessão Ordinária do ano para discutir e analisar dois projetos de lei, requerimentos, indicações e moções. A partir das 18 horas os vereadores irão analisar, dentre outros, o projeto de lei nº 77/17 do vereador Marcio Brianes (PCdoB). A proposta autoriza a criação do Programa Municipal de Incentivo à doação de sangue a todas as categorias trabalhadoras da cidade de Sumaré.
O objetivo fundamental é aumentar o número de doadores de sangue. “Doar sangue é um gesto simples que tem o poder de salvar vidas”, comentou o vereador.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em seu art. 473, prevê os casos de dispensa de comparecimento ao serviço. Os incisos relacionados dispõem sobre diversas circunstâncias que prevêem a ausência sem prejuízo do salário. O inciso IV do mencionado artigo dispõe que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço por um dia de trabalho, em cada doze meses, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada. “Entende-se que este benefício a ser concedido aos trabalhadores doadores de sangue está se caracterizando como uma forma de restrição e não de incentivo à doação, contrariando as políticas públicas existentes nesse sentindo e a necessidade de uma freqüência maior de doadores de sangue e de uma fidelização maior dos doadores nos dias de hoje”, explicou Marcio Brianes.
Por isso, o parlamentar apresenta este projeto de lei concedendo a possibilidade da ausência ao serviço por trabalhadores (maior parcela dos doadores de sangue), não condicionada a somente uma vez em cada 12 meses e, sim, até três vezes mulheres e quatro vezes homens no ano, em caso de doação voluntária de sangue, auxiliando a fidelização da maior parcela de doadores que são os trabalhadores.
Outro projeto será apresentado pelo vereador Dudu Lima (PPS). Trata-se de alteração na Lei nº 3051, de 26 de agosto de 1997, de autoria do então vereador Giuliano Pereira de Camargo, que regulamenta vagas especiais em estacionamentos públicos e em estacionamentos de estabelecimentos comerciais e bancários.
O vereador Dudu propõe acrescentar os parágrafos 3º e 4º ao artigo 1º. A proposta é que exista o 3º parágrafo com os dizeres: “Os estabelecimentos particulares que possuam estacionamento de veículos com vagas reservadas a idosos, portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida, deverão instalar placas informando a quantidade de vagas destinadas para pessoas indicadas neste artigo, bem como um mapa de localização destas vagas, sendo que estas placas deverão ser instaladas na entrada do estacionamento e em local visível ao público”.
A proposta quer incluir também um 4º parágrafo com os dizeres: “O descumprimento desta lei implicará nas seguintes penalidades: I – advertência formal; II – em caso de reincidência será aplicada multa de R$ 1.000,00 por dia e; III – interdição em caso de novas incidências”.
Além dos projetos que serão apresentados, os vereadores de Sumaré também irão discutir as demandas da população e do município e apresentar os documentos de indicações, requerimentos e moções. 




Publicado em: 30 de maio de 2017