Notícias

Notícias da Câmara



Câmara de Sumaré realiza debate sobre atuação e abordagem policial

Câmara de Sumaré realiza debate sobre atuação e abordagem policial
Visualize fotos

Evento promovido pela Comissão de Direitos Humanos vai apresentar depoimentos de vítimas

A Comissão de Assuntos Relevantes em Defesa dos Direitos Humanos realiza amanhã (17), audiência pública na Câmara de Sumaré para discutir abordagem policial e a atuação dos órgãos de segurança. O evento está marcado para começar às 19h e terá a participação da deputada estadual Márcia Lia (PT), ex-membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Durante a audiência, a Comissão vai ouvir testemunhos de pessoas que sofreram violência policial, ou passaram por situações vexatórias durante abordagem dos agentes de segurança pública, como aconteceu dentro da Ocupação Vila Soma no último dia 03, quando um morador foi agredido por policiais militares e guardas municipais por suspeita de roubo, mas acabou sendo liberado da delegacia depois que a vítima não o reconheceu como autor do crime.

“Com a missão de criar e ampliar legislações que defendam a dignidade da pessoa humana e da cidadania, a Comissão entendeu ser relevante chamar uma audiência pública para discutir o tipo de abordagem policial praticada hoje na cidade de Sumaré. Recebemos denúncias e relatos de pessoas que passaram por situações abusivas, principalmente na periferia da cidade. Eu mesmo presenciei situações desse tipo e considero importante trazer o tema para ser debatido no Legislativo”, disse o vereador e presidente da Comissão, Willian Souza (PT).

Além da deputada, foram convidados o secretário municipal de Segurança Pública, Ricardo Zequim, o comandante do 48º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Eduardo Fanti, e a Ordem dos Advogados do Brasil de Sumaré e Campinas.

A Comissão é composta também pelos vereadores Márcio Brianes (PCdoB), Tião Correa (PTB), Josué Cardozo (SDD) e Rudinei Lobo (PRB). 




Publicado em: 17 de maio de 2017