Notícias

Notícias da Câmara



Vereadores acompanham fiscalização de chorume em Sumaré

Vereadores acompanham fiscalização de chorume em Sumaré
Visualize fotos

Os vereadores Willian Souza (PT), Marcio Brianes (PCdoB), Josué Cardozo (SD) e Tião Corrêa (PTB) acompanharam na manhã desta quarta-feira (17/05) uma nova etapa da fiscalização de chorume derramado por caminhões dentro da área urbana de Sumaré realizada pela prefeitura de Sumaré.
A fiscalização conta com o apoio do Departamento de Trânsito e Guarda Civil Municipal – por meio do Grupo de Proteção Ambiental (GPA) e ocorre sem prévio aviso, em dias e horários alternados, tendo como objetivo a verificação do cumprimento dos dispositivos da Lei Municipal nº 5.793 de 2015, que “trata das infrações e sanções administrativas ambientais”.
Em todo o ano passado, foram mais de 360 caminhões vistoriados. A secretaria de Meio Ambiente de Sumaré informou que a fiscalização continua por tempo indeterminado.
“Os caminhões que transportam lixo devem ter um reservatório para armazenamento do chorume e uma válvula de retenção. A manutenção deste sistema tem que ser constante, caso contrário, vai derramando o chorume por onde passa. Todos os caminhões são parados pela fiscalização para este tipo de verificação”, explicaram os técnicos do Meio Ambiente de Sumaré.
CHORUME
O chorume é um líquido altamente contaminante que, derramado em via pública, pode atingir o solo e os recursos hídricos, podendo causar sérios prejuízos à saúde humana. Os caminhões carregados de lixo chegam de diversas cidades do Estado de São Paulo e utilizam a Região do Maria Antonia como passagem de acesso a um aterro controlado de Paulínia.
A Prefeitura de Sumaré pede que os moradores continuem colaborando com a Administração Municipal, por meio de denúncias através do telefone da Ouvidoria Municipal: 0800-770-0770.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sumaré
 




Publicado em: 17 de maio de 2017