Os vereadores Willian Souza (PT), Marcio Brianes (PCdoB), Josué Cardozo (SD) e Tião Corrêa (PTB) acompanharam na manhã desta quarta-feira (17/05) uma nova etapa da fiscalização de chorume derramado por caminhões dentro da área urbana de Sumaré realizada pela prefeitura de Sumaré.
A fiscalização conta com o apoio do Departamento de Trânsito e Guarda Civil Municipal – por meio do Grupo de Proteção Ambiental (GPA) e ocorre sem prévio aviso, em dias e horários alternados, tendo como objetivo a verificação do cumprimento dos dispositivos da Lei Municipal nº 5.793 de 2015, que “trata das infrações e sanções administrativas ambientais”.
Em todo o ano passado, foram mais de 360 caminhões vistoriados. A secretaria de Meio Ambiente de Sumaré informou que a fiscalização continua por tempo indeterminado.
“Os caminhões que transportam lixo devem ter um reservatório para armazenamento do chorume e uma válvula de retenção. A manutenção deste sistema tem que ser constante, caso contrário, vai derramando o chorume por onde passa. Todos os caminhões são parados pela fiscalização para este tipo de verificação”, explicaram os técnicos do Meio Ambiente de Sumaré.
CHORUME
O chorume é um líquido altamente contaminante que, derramado em via pública, pode atingir o solo e os recursos hídricos, podendo causar sérios prejuízos à saúde humana. Os caminhões carregados de lixo chegam de diversas cidades do Estado de São Paulo e utilizam a Região do Maria Antonia como passagem de acesso a um aterro controlado de Paulínia.
A Prefeitura de Sumaré pede que os moradores continuem colaborando com a Administração Municipal, por meio de denúncias através do telefone da Ouvidoria Municipal: 0800-770-0770.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sumaré
Publicado em: 17 de maio de 2017