Notícias

Notícias da Câmara



Vereador Dr. Sérgio Rosa relata problema da unidade Sumaré do Ministério do Trabalho

Vereador Dr. Sérgio Rosa relata problema da unidade Sumaré do Ministério do Trabalho
Visualize fotos

Durante a 8ª Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (28/03) na Câmara Municipal, o vereador Dr. Sérgio Rosa (PDT) apresentou uma Moção de Apelo ao Ministério do Trabalho, representado pela Gerência Regional de Campinas, relatando o problema enfrentado pela população da Sumaré na realização de suas Homologações de Rescisão de Contrato de Trabalho.
O vereador relatou que o Sistema Homolognete no posto local, localizado nas dependências do “É PRA JÁ” na Praça das Bandeiras, não estaria funcionando em plena capacidade.
A legislação trabalhista assegura que ocorra entre patrão e funcionário o acerto da homologação da rescisão de contrato de trabalho, garantindo assim os direitos e deveres de ambas as partes. A lei autoriza também que os sindicatos realizem a homologação. Na ausência do sindicato quem assume esta responsabilidade é o Ministério do Trabalho através de seu representante, e, na falta deste, quem assume a responsabilidade é o Procurador de Justiça, e, na falta deste o Juiz de paz da localidade.
“O problema é que o Ministério do Trabalho está tendo dificuldades na implantação do Sistema Homolognete, fazendo com que os interessados tenham que se deslocar a outras cidades para que realizem sua homologação, causando assim um aumento de custos, transtornos, e até risco pessoal de responsabilidade dos envolvidos”, explicou o vereador Dr. Sérgio Rosa.
Após aprovado pelos vereadores, agora a Moção de Apelo será encaminhada ao Ministério do Trabalho, Gerência Regional de Campinas, para que seja realizada de forma imediata a implantação do referido sistema com o intuito de evitar mais transtornos à população, quando necessário a realização de suas homologações. 




Publicado em: 04 de abril de 2017