Evento será presidido pelo vereador Willian Souza e contará com a presença do ex-senador Eduardo Suplicy
A Câmara de Sumaré vai realizar neste sábado (18), a partir das 10h, a reunião de instauração da Comissão de Assuntos Relevantes em Defesa dos Direitos Humanos. O evento será presidido pelo vereador Willian Souza (PT), autor do projeto, e contará com a presença do ex-senador e atual vereador em São Paulo, Eduardo Suplicy (PT).
“A partir dessa primeira reunião, a Comissão vai dar inícios às audiências públicas e demais atividades para discutir os temas de sua competência. É um momento marcante para a cidade de Sumaré e esperamos que este trabalho cumpra seu objetivo de tirar da invisibilidade aqueles que, por sua condição, sofrem com intolerância, preconceito ou violência na cidade de Sumaré”, explicou Willian.
O parlamentar explicou que Suplicy foi convidado em razão do histórico que o atual vereador de São Paulo tem em defesa dos Direitos Humanos e sua contribuição para o tema durante seus anos de atuação no Senado Federal e, por último, como secretário dos Direitos Humanos da capital, na prefeitura de Fernando Haddad (PT). “Suplicy é uma figura política de envergadura nacional, que possui muito acúmulo no tema dos Direitos Humanos. Entendemos que sua participação será fundamental para o início da Comissão em Sumaré”, disse.
Para a reunião de sábado, foram convidados os conselhos municipais de Assistência Social, Criança e Adolescente, Igualdade Racial, Juventude, Mulher e Pessoa com Deficiência, além do Conselho Tutelar e das coordenadorias de políticas públicas para Juventude e Mulheres. Representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ministério Público, Matrizes Africanas, coletivos de mulheres, movimentos Negro, de Cultura e LGBTT, Pastoral Carcerária, representações religiosas e ocupações de moradia devem marcar presença no encontro.
A Comissão terá a missão de aproximar o Poder Público e os grupos identificados como minorias sociais, raciais, religiosas, sexuais e étnicas, para promover o amplo debate na sociedade, provocar a opinião pública e coletar sugestões para criar e ampliar legislações que defendam a dignidade da pessoa humana e da cidadania.
A Comissão é composta também pelos vereadores Márcio Brianes (PCdoB), Tião Correa (PTB), Josué Cardozo (SDD) e Rudinei Lobo (PRB).
Publicado em: 17 de fevereiro de 2017