Notícias

Notícias da Câmara



Presidente da Câmara Municipal Joel Cardoso da Luz participa de Audiência Pública sobre a malha ferroviária paulista e fala sobre anel ferroviário em Sumaré

Presidente da Câmara Municipal Joel Cardoso da Luz participa de Audiência Pública sobre a malha ferr
Visualize fotos

O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, Joel Cardoso da Luz (SD), representou o município na Audiência Pública da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizada em São Paulo na tarde desta terça-feira, dia 25 de janeiro. Na ocasião, Joel Cardoso contribuiu também perguntando se Sumaré será contemplada com o anel ferroviário retirando da área central a malha ferroviária de transporte de cargas pesadas. A resposta será encaminhada posteriormente via e-mail.
A audiência teve como objetivo receber contribuições para os estudos relativos à prorrogação do prazo do contrato de concessão ferroviária da América Latina Logística Malha Paulista S.A – ALL MP, controlada pela Rumo. Estiveram presentes na sessão pública 278 (duzentas e setenta e oito) pessoas. Durante o encontro, foram recebidas 26 (vinte e seis) contribuições orais e 6 (seis) escritas.
A renovação do contrato prevê investimentos na ordem de aproximadamente R$ 5 bilhões e a prorrogação da concessão por 30 anos. A realização de novos investimentos na Malha Paulista - importante corredor de escoamento, que se estende do Mato Grosso até o Porto de Santos - visa à ampliação da capacidade de transporte ferroviário de cargas na Malha Paulista, dos atuais 35 milhões de toneladas para cerca de 75 milhões de toneladas, já nos primeiros anos.
“Seria interessante para o município de Sumaré que a malha ferroviária usada para o transporte de cargas pesadas fosse retirada do centro da cidade e direcionada para a margem da rodovia. E num futuro próximo, a malha ferroviária central poderia ser utilizada para o transporte de passageiros”, comentou o presidente da Câmara Municipal, Joel Cardoso da Luz.
Além disso, o presidente Joel Cardoso irá oficializar a ANTT a fim de solicitar informações sobre a participação de Sumaré nos investimentos anunciados na audiência para toda a malha ferroviária paulista. 




Publicado em: 25 de janeiro de 2017