Em reunião realizada na manhã de hoje, Chefe do Executivo também prometeu abrir diálogo com todas as áreas ocupadas da cidade
Atendendo ao pedido feito pelo vereador Willian Souza (PT), o prefeito de Sumaré, Luiz Dalben (PPS), determinou a retomada do GT (Grupo de Trabalho) para discutir assuntos de interesse da Ocupação Vila Soma. A decisão foi anunciada durante reunião realizada na manhã de hoje (11) no gabinete do prefeito, e atende a uma das reivindicações da Ocupação. Além do prefeito e dos coordenadores da Vila Soma, estiveram presentes os vereadores Willian e Márcio Brianes (PCdoB), o secretário de Habitação, Edson Cosme, e os dois superintendentes da pasta, Laércio Bedana e Niraldo Siqueira.
A coordenação entregou a Dalben um documento solicitando que a Prefeitura realize os serviços de coleta de lixo, abastecimento de água, inclusão dos moradores da Vila Soma em programas sociais, educacionais e de saúde oferecidos na rede pública, além de reativar o GT, que será composto por representantes da Ocupação, das três esferas de governo, Poder Judiciário, Câmara e demais atores institucionais que possam contribuir para a solução do conflito. O GT terá a missão de discutir assuntos de interesse da Vila Soma, como a implementação de serviços públicos e as possibilidades de regularização da área.
Dalben afirmou não ter recebido qualquer levantamento sobre a Ocupação que tenha sido realizado pela antiga administração e disse que os trabalhos envolvendo diversas secretarias devem ser recomeçados, para que sua gestão possa conhecer a realidade e as necessidades dos moradores da Vila Soma.
Para o vereador Willian Souza, o encontro foi importante para estabelecer o diálogo entre os moradores e o Poder Executivo, algo inédito nos quatro anos de existência da Ocupação. “Essa reunião é um momento marcante para a Vila Soma não apenas pelos encaminhamentos que tivemos hoje, com as reivindicações sendo prontamente analisadas pelo prefeito Luiz Alfredo, mas também pela sua natureza simbólica. É a primeira vez que a Vila Soma encontra o gabinete com as portas abertas. É a primeira vez que as famílias são ouvidas pelo Chefe do Executivo e seus secretários. Não estamos mais no tempo do conflito, agora é o momento do diálogo e da superação de dificuldades”, disse Willian.
Além do GT para tratar da Vila Soma, Dalben anunciou ainda a criação de uma comissão para tratar especificamente sobre habitação no Município, que será composta por representantes do Poder Executivo e das áreas ocupadas.
Publicado em: 11 de janeiro de 2017