Notícias

Notícias da Câmara



Presidente da Câmara visita autor do Hino de Sumaré no dia do Hino Nacional Brasileiro

Presidente da Câmara visita autor do Hino de Sumaré no dia do Hino Nacional Brasileiro
Visualize fotos

 O dia 13 de abril é comemorado o dia do Hino Nacional Brasileiro. Aproveitando a oportunidade, o vereador e presidente da Câmara de Sumaré, Welington Domingos Pereira (Welington da Farmácia – PSL), visitou um dos criadores do Hino de Sumaré, o Maestro Oswaldo Urban.
A simpatia, o bom humor e a memória precisa do maestro Oswaldo chamaram atenção do presidente da Câmara Municipal. “Para mim é uma honra estar na presença deste grande homem que mesmo com a idade avançada sustenta uma alegria de um jovem e lembra de textos e fatos com detalhes tão ricos que é de se impressionar”, comentou Welington da Farmácia.
Osvaldo Urban está com 96 anos e continua com a mente trabalhando, prometendo ainda entregar mais um hino e outros textos. “Estou fazendo um poema chamado Trilogia da Gratidão para Sumaré, no qual quero falar sobre os campos maravilhosos que produziram sementes de onde vêm a orquídea que dá nome ao município”, comentou.
O Hino de Sumaré foi criado em 1968 pelos autores, o poeta Antônio Zoppi e o maestro Oswaldo Urban, e oficializado pela Lei Municipal nº 852/1968.
Maestro Oswaldo Antônio Urban nasceu no dia 26 de outubro de 1919 no município de Leme, interior de São Paulo. É de família de músicos, tendo iniciado seus estudos no Seminário Diocesano de Campinas, onde foi aluno do Maestro Salvador Bove, com quem aprendeu os fundamentos de música, Piano e Órgão. Cursou Filosofia e Teologia – Seminário Central de São Paulo, onde teve como professor de música e canto Coral o renomado Maestro Fúrio Franceschini. Lecionou Psicologia e História da Educação Musical no Conservatório de Canto Orfeônico “Maestro Julião”, onde se formou como professor de Educação Musical. Professor Catedrático de Psicologia e Filosofia da Educação – Instituto de Educação Carlos Gomes.
Foi direto da Faculdade de Música e Instituto de Artes e Comunicação da PUC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas).
Recebeu, dentre vários, os seguintes prêmios à frente do Coral PIO XI: Troféu Carlos Gomes, Prata da Casa, Diploma de Grande Consagração Artística e Medalha Carlos Gomes.




Publicado em: 13 de abril de 2016