O dia 13 de abril é comemorado o dia do Hino Nacional Brasileiro. Aproveitando a oportunidade, o vereador e presidente da Câmara de Sumaré, Welington Domingos Pereira (Welington da Farmácia – PSL), visitou um dos criadores do Hino de Sumaré, o Maestro Oswaldo Urban.
A simpatia, o bom humor e a memória precisa do maestro Oswaldo chamaram atenção do presidente da Câmara Municipal. “Para mim é uma honra estar na presença deste grande homem que mesmo com a idade avançada sustenta uma alegria de um jovem e lembra de textos e fatos com detalhes tão ricos que é de se impressionar”, comentou Welington da Farmácia.
Osvaldo Urban está com 96 anos e continua com a mente trabalhando, prometendo ainda entregar mais um hino e outros textos. “Estou fazendo um poema chamado Trilogia da Gratidão para Sumaré, no qual quero falar sobre os campos maravilhosos que produziram sementes de onde vêm a orquídea que dá nome ao município”, comentou.
O Hino de Sumaré foi criado em 1968 pelos autores, o poeta Antônio Zoppi e o maestro Oswaldo Urban, e oficializado pela Lei Municipal nº 852/1968.
Maestro Oswaldo Antônio Urban nasceu no dia 26 de outubro de 1919 no município de Leme, interior de São Paulo. É de família de músicos, tendo iniciado seus estudos no Seminário Diocesano de Campinas, onde foi aluno do Maestro Salvador Bove, com quem aprendeu os fundamentos de música, Piano e Órgão. Cursou Filosofia e Teologia – Seminário Central de São Paulo, onde teve como professor de música e canto Coral o renomado Maestro Fúrio Franceschini. Lecionou Psicologia e História da Educação Musical no Conservatório de Canto Orfeônico “Maestro Julião”, onde se formou como professor de Educação Musical. Professor Catedrático de Psicologia e Filosofia da Educação – Instituto de Educação Carlos Gomes.
Foi direto da Faculdade de Música e Instituto de Artes e Comunicação da PUC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas).
Recebeu, dentre vários, os seguintes prêmios à frente do Coral PIO XI: Troféu Carlos Gomes, Prata da Casa, Diploma de Grande Consagração Artística e Medalha Carlos Gomes.
Publicado em: 13 de abril de 2016